fbpx
Projeto Verão Pra Vida Toda

Abacate engorda? Desconstruindo mitos…

Durante muito tempo o abacate foi um vilão e para muitos ainda é. Muita gente, que ainda conta calorias, considera o abacate proibidão. Como eu sempre digo, não podemos pensar somente nas calorias dos alimentos, é preciso pensar em tudo de bom que um alimento tem a nos oferecer.

Benefícios do abacate

É verdade que o abacate tem alto teor de gordura. Mas o abacate é gordura boa, além de ser muito mais do que isso, pois o abacate tem propriedades super benéficas para o organismo. E é justamente por esta característica, que ele é considerado a “manteiga da mãe natureza”, e a mãe natureza sabe das coisas. A gente é que teima em não ouvir os conselhos dela…

Vamos relembrar que a boa gordura alimentar não engorda mais e nem prejudica mais a sua saúde do que açúcar, farinhas brancas e os alimentos industrializados. Já foi mais do que comprovado cientificamente que o nosso corpo precisa de gordura alimentar para funcionar bem, mas é preciso pensar muito bem no tipo de gordura que ingerimos. A nossa tendência, devido à comodidade, é usar gorduras processadas, e é aí que mora o perigo, não no abacate, nas castanhas, nozes, etc.

A verdade é que a gordura do abacate, diferente das gorduras processadas e hidrogenadas, é uma gordura natural, é gordura monoinsaturada, e esta gordura em vez de causar danos ao organismo e engordar, ajuda a equilibrar o colesterol ruim e a fazer o organismo funcionar melhor, além de ser rico em vitamina E, sais minerais esseciais, potássio, ser antioxidante e ter propriedades anti-inflamatórias.

Mas não é porque o abacate é gordura boa e outras coisas boas que você vai comer até se esbaldar. Para tudo é preciso moderação. Aliás, a natureza é tão sábia que deu ao abacate um super poder de saciar, o que vai lhe ajudar a ser moderado no seu consumo 😉

O consumo do abacate também ajuda o corpo a absorver e processar melhor os nutrientes de outros alimentos, melhorando também o metabolismo. Por isso, tire já o abacate da lista dos proibidos, dos malvados e dos vilões.

O abacate na cozinha

O abacate é super versátil. Ele pode ser usado como um tipo de manteiga natural no pão integral, etc. Aliás, o abacate substitui super bem a maionese, basta amassar e fazer tipo um purê temperado como quiser.

O abacate pode ser usado também em saladas, cortado em fatias finas ou cubos na salada, ou para fazer molhos, cremes, enfim, abuse da textura macia do abacate! E o abacate fica muito bem se temperado com um pouco de suco de limão, azeite, pimenta do reino, sala marinho ou páprica. Dá para fazer tanta coisa com abacate, explore o seu paladar!

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post