Dicas

Arroz parboilizado ou arroz integral, qual o melhor?

Todo mundo já sabe da minha preferência pelo arroz integral em detrimento do arroz branco e explico o porque num post já publicado aqui no blog. Mas muita gente me pergunta a diferença entre o arroz parboilizado e o arroz integral, qual o melhor, e ainda qual a minha opinião sobre o arroz integral parboilizado.

Em primeiro lugar, é preciso saber que sim, há diferença entre o arroz parboilizado e o arroz integral… o arroz parboilizado, conhecido também como arroz vaporizado, não é arroz integral! Quer saber qual a diferença? Vem comigo!

O que é arroz parboilizado?

O arroz parboilizado é um arroz “pré-cozido”, (sim o “boilizado” é um aportuguesamento do inglês “boiled”, ou seja, fervido, cozido). Então é isso mesmo, antes do arroz passar pelo processo de refinamento, ele é previamente e parcialmente fervido.

Quando o arroz passa por esse processo, parte dos nutrientes que estão na sua casquinha e no germe são integrados ao amido, ou à sua camada interior. Nesse processo de parboilização, o arroz também passa por uma gelatinização parcial, e só depois passa pela secagem e refinamento, por isso que ele fica mais amarelinho e menos quebradiço também. Resumindo a ópera: os grãos são totalmente descascados e polidos, por isso que o arroz parboilizado não é integral.

O que é melhor, o arroz integral ou arroz parboilizado?

Ao passar por esse processo que descrevi de forma resumida, o arroz parboilizado perde boa parte dos seus nutrientes e fibras, que estão na película externa, ao ser descascado, polido e refinado. Aí você me pergunta: ah, então a melhor alternativa é o arroz integral parboilizado? E eu respondo: não. Simplesmente porque o arroz, mesmo o integral, ao ser cozido, já perde parte dos seus compostos bioativos, ou seja os fitoquímicos presentes nos vegetais e que têm efeitos ativos benéficos para o nosso organismo. Sendo assim, quando o arroz integral passa pelo processo de parboilização, ele já perde parte destes compostos e depois ao ser cozido no preparo final, perde mais ainda.

Assim, o veredito final, para mim, continua sendo o arroz integral simples e ponto final 😉

Quanto mais natural e integral melhor! Para que complicar minha gente?! E fazer arroz integral é tão fácil… Ah você não acha? Então dá uma olhada nessa receitinha aqui que você vai mudar e ideia!

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post