Dicas

Arroz parboilizado ou arroz integral, qual o melhor?

Todo mundo já sabe da minha preferência pelo arroz integral em detrimento do arroz branco e explico o porque num post já publicado aqui no blog. Mas muita gente me pergunta a diferença entre o arroz parboilizado e o arroz integral, qual o melhor, e ainda qual a minha opinião sobre o arroz integral parboilizado.

Em primeiro lugar, é preciso saber que sim, há diferença entre o arroz parboilizado e o arroz integral… o arroz parboilizado, conhecido também como arroz vaporizado, não é arroz integral! Quer saber qual a diferença? Vem comigo!




O que é arroz parboilizado?

O arroz parboilizado é um arroz “pré-cozido”, (sim o “boilizado” é um aportuguesamento do inglês “boiled”, ou seja, fervido, cozido). Então é isso mesmo, antes do arroz passar pelo processo de refinamento, ele é previamente e parcialmente fervido.

Quando o arroz passa por esse processo, parte dos nutrientes que estão na sua casquinha e no germe são integrados ao amido, ou à sua camada interior. Nesse processo de parboilização, o arroz também passa por uma gelatinização parcial, e só depois passa pela secagem e refinamento, por isso que ele fica mais amarelinho e menos quebradiço também. Resumindo a ópera: os grãos são totalmente descascados e polidos, por isso que o arroz parboilizado não é integral.

O que é melhor, o arroz integral ou arroz parboilizado?

Ao passar por esse processo que descrevi de forma resumida, o arroz parboilizado perde boa parte dos seus nutrientes e fibras, que estão na película externa, ao ser descascado, polido e refinado. Aí você me pergunta: ah, então a melhor alternativa é o arroz integral parboilizado? E eu respondo: não. Simplesmente porque o arroz, mesmo o integral, ao ser cozido, já perde parte dos seus compostos bioativos, ou seja os fitoquímicos presentes nos vegetais e que têm efeitos ativos benéficos para o nosso organismo. Sendo assim, quando o arroz integral passa pelo processo de parboilização, ele já perde parte destes compostos e depois ao ser cozido no preparo final, perde mais ainda.

Assim, o veredito final, para mim, continua sendo o arroz integral simples e ponto final 😉

Quanto mais natural e integral melhor! Para que complicar minha gente?! E fazer arroz integral é tão fácil… Ah você não acha? Então dá uma olhada nessa receitinha aqui que você vai mudar e ideia!

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post

12 Comentários

  • Reply sheila at

    boa tarde
    gostaria de saber se no processo de parboilização o grão do arroz perde tb carboidratos???
    pq notei que os índices de glicemia capilar não sofrem grandes alterações após consumo do mesmo….
    visto que sou diabética gostaria de saber se realmente ocorre perda significatica de carboidratos.
    agradeço a atenção
    sheila

  • Reply Daniele at

    BEM QUE EU DESCONFIEI!!!!!
    Achei muito estranho o “arroz integral ser parboilizado”, aí eu não comprei, odeio arroz assim, optei por não comprar, aqui onde moro existem algumas raridades integrais nos supermercados, só tem um que tem mais variedades de marcas, tenho que dar uma olhada lá, ainda bem que eu não comprei aquilo, e que não gosto de arroz parboilizado.

  • Reply CCJunior at

    Olá! E quanto ao arroz parboilizado integral? A Prato Fino (Parathy) tem o arroz parboilizado polido e o arroz parboilizado integral. Qual sua opinião sobre o primeiro? Ele é mais fácil de cozinhar e fica ‘inteirinho’: nutricionalmente, vale tanto a pena como o integral não parboilizado ou não?
    Descobri o site hoje e estarei acompanhando 🙂 .

    • Reply Nilson at

      Preguiça de ler ein colega? Ela explica no próprio post a diferença.

  • Reply alexandre at

    a tempos venho tentando me adptar ao arroz integral, mas nada me faz sentir prazer em comer o integral, o cheiro o gosto, por mais que eu tempere com td que seja tempero, nada tira o gosto e o cheiro, alguma dica

  • Reply Milena at

    Eu já tentei comer arroz integral.. mas realmente.. tem que ter mta força de vontade pra mudar… e pelo menos nisso, posso sair do saudável eu acho…
    A vida toda eu me acostumei a comer arroz parboilizado… tanto é que odeio arroz branco… então, entre arroz branco e arroz integral.. para quem não consegue consumir o arroz integral.. acredito que o parboilizado ainda é melhor… tem um pouco mais de nutrientes que o branco… É isso mesmo???

  • Reply Mônica Capua at

    Aí você me pergunta: ah, então a melhor alternativa é o arroz integral parboilizado? E eu respondo: não. Simplesmente porque o arroz, mesmo o integral, ao ser cozido, já perde parte dos seus compostos bioativos, ou seja os fitoquímicos presentes nos vegetais e que têm efeitos ativos benéficos para o nosso organismo. Sendo assim, quando o arroz integral passa pelo processo de parboilização, ele já perde parte destes compostos e depois ao ser cozido no preparo final, perde mais ainda. 😉

  • Reply Paulo Soares at

    Boa noite!!!! Achei essa explicação a melhor que eu já li, estava procurando isso msm pq não gosto de arroz integral, não tem gosto de nada mas enfim vou seguir sua receita pra ver se vai rs. Muito obrigado pela explicação.

  • Reply Valfrina Santos at

    Gostei muito do post ! Tenho um filho atleta, e é difícil variar a dieta com os integrais e também o preço aqui na minha cidade é muito caro ser saudável !

  • Reply mol at

    Ótimo o post. Eu acho o parboilizado borrachento. Eu acho mais gostoso o integral, cozido na panela de pressão por 25 minutos, depois adiciono azeite. Meu filho fala que o arroz branco tem gosto de vela. Concordo com ele.

  • Reply Suzana at

    mas o arroz parbolizado integral é mais nutritivo do que o arroz branco “comum”?

  • Deixe um comentário