Receitas

Arroz preto: benefícios e como preparar

Eu super falo e indico o arroz integral, mas verdade seja dita, ele não é o último grão de arroz do deserto! Há outros tipos de arroz que também são super nutritivos, saudáveis e que valem muito a pena serem experimentados e adotados na dieta. O arroz preto é um exemplo. Pois é, arroz preto existe, é uma delícia, e possui várias propriedades que beneficiam o bom funcionamento do organismo.

O arroz preto é de origem chinesa e, ao contrário do que muitos pensam, ele não é “tingido” com tinta de lula como o macarrão linguine preto. O arroz preto já nasce dessa cor, é preto pela própria natureza. Apesar de ser de origem chinesa, foi adotado pela culinária mediterrânica e inclusive há uma grande produção na Itália desta variedade de arroz.

No Brasil, o arroz preto já começou também a ser cultivado, e nós já fizemos promessa pra Nossa Senhora da Boa Nutrição para a coisa pegar por aqui também que é para essa lindeza ficar mais acessível. Oremos!

Propriedades do arroz preto

Se a troca do arroz branco polido pelo arroz integral já pode fazer maravilhas pelo seu organismo, introduzir o arroz preto na dieta, de vez em quando para variar, vai dar um up geral. O arroz preto tem cerca de 30% mais fibras que o arroz integral, o que é excelente para fazer fluir bem o trânsito intestinal.

E mais: o arroz preto possui cerca de 20% a mais de proteína que o arroz integral tambem, além de ser riquíssimo em magnésio, mineral fundamental para a fixação do cálcio nos ossos, e compostos fenólicos.

Benefícios do arroz preto

Vamos começar falando de um benefício que a gente adora e que desperta a nossa simpatia por qualquer alimento: é antioxidante! Como é rico em fibras, o arroz preto também provoca maior sensação de saciedade e retarda a fome. E como melhora o funcionamento do intestino, ajuda a diminuir o volume abdominal. Também faz bem ao coração e ajuda a tratar as alergias do trato respiratório.

Pela suas características, o arroz preto favorece a combinação com ingredientes saudáveis, como legumes, verduras, peixes e frutos do mar. Não fica bem com carne bovina, suína e nem aves.

Como preparar arroz preto

O arroz preto tem uma textura fibrosa e um sabor amadeirado e aroma de castanhas.  O arroz preto é bem versátil e rápido de preparar, fica pronto em 20 minutos. O preparo é simples: uma porção de arroz para três de água, azeite e tempero ao seu gosto. Recomendo não refogar (o mesmo caso do arroz integral).

Você pode prepará-lo sozinho e fazer o acompanhamento, ou fazer uma receita já misturando os ingredientes. Quer ter uma inspiração? Dá uma olhada nessa receita de Arroz Preto com Shitake e Aspargos.

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post