Dicas

Benefícios do gengibre: moedinhas que valem ouro

beneficios-gengibre

O gengibre, que não é uma raiz e sim um rizoma, tem um uso milenar como remédio e também na culinária. Antigo conhecido dos nossos irmãos de olhos puxadinhos, o gengibre tem origem asiática e já é usado há mais de 3 mil anos!

Os benefícios do gengibre são muitos. Ele é um santo remedinho para muitas coisas, como cólica menstrual, bronquite, mal hálito, dor de garganta… Quem nunca mastigou gengibre cristalizado quando está com a garganta arranhando?! É, o gengibre melhora a sua garganta, e o seu hálito também! Vamos saber mais sobre o “ginger”, que o assunto tá picante!

BENEFÍCIOS DO GENGIBRE

É uma fonte rica de vitamina B6, magnésio, cobre, potássio e outros minerais. O gingerol, que é o composto que dá aquele saborzinho picante ao gengibre, é também antisséptico, antiinflamatório e antioxidante ♥♥♥ (amor define!)

Além de tudo isso, o gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas desnecessárias!

Entre outros benefícios do gengibre, ele ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, circulatório e respiratório.

COMO USAR O GENGIBRE

O gengibre é super versátil, pois o seu toque picante fica bem tanto com pratos doces como salgados. Pode ser usado desidratado, fresco, ralado, em moedinhas…

Na culinária, além de dar sabor, ele também serve para neutralizar o paladar entre dois pratos. Por isso, é muito usado na culinária japonesa. Ahá! Agora você já sabe porque o gengibre sempre acompanha o seu sushi e sashimi 😉

O chá de gengibre ajuda nos tratamentos de tosses, gripes, resfriados, hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas. Coloque duas ou três moedinhas de gengibre fresco numa chávena de chá e voilà! A dica é deixar a água ferver com o gengibre por alguns minutos.

Use o gengibre também no suco verde, ou em outros sucos, como por exemplo abacaxi com hortelã e pedaços de gengibre…

Se você tiver gengibre fresco em casa, também pode mastigar uns pedacinhos, é melhor do que chupar balinhas para melhor o hálito… E se estiver com dor de garganta é mais indicado ainda, pois o gengibre alivia os sintomas.

QUANDO EVITAR O GENGIBRE

Ok, falamos maravilhas sobre os benefícios do gengibre e agora você deve estar pensando: não tiro mais o gengibre da boca! Errado!! É preciso ter cuidado com o uso do gengibre e muita moderação.

Muitas pesquisas já mostraram que o gengibre deve ser usado com precauções por mulheres grávidas, e muitas vezes deve ser até evitado.

Quem tem hipertireoidismo também deve evitar o gengibre, pois este tipo de problema já acelera o metabolismo e pode causar perda de massa muscular. Ah, e quem tem problemas cardíacos também não deve usar o gengibre na alimentação…

Por isso, a minha indicação é: se você quiser adotar o gengibre de forma regular na sua dieta, procure um nutricionista e certifique-se de que você será beneficiado pelo gengibre 😉

Beijos,
Carol

Leia também » Creme de abóbora com gengibre

Previous Post Next Post