Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Chá de hibisco

O hibisco possui uma grande variedade de espécies, muitas são usadas para ornamentação, mas há algumas espécies de hibisco que são de uso medicinal, como o hibiscus rosa-sinensis e o hibiscus sabdariffa.

O chá de hibisco já é habitué nas xícaras de quem gosta de experimentar novos sabores, quer aproveitar o máximo que a natureza tem a nos oferecer, e se preocupa com saúde e bem estar.

A flor do hibisco é linda, e quando está desidratada in natura, prontinha para virar chá, é meio carmim. O chá fica com uma cor linda, e o sabor tem um travo azedinho, mas tem um docinho natural! Ou seja, é ótimo para quem ainda não se habituou a tomar chá sem adoçar. O chá de hibisco é daquelas coisas que traz um montão de benefícios, sem sacrifício sabe?! É uma delícia!

Benefícios do chá de hibisco

A Nossa Senhora da Boa Nutrição me disse que adora se ornar com umas flores de hibisco, porque é uma maravilhosidade tão linda para a saúde que merece uma homenagem! O mais conhecido benefício deste chá é que ele é super diurético, e ajuda a evitar a retenção de líquido, por isso é mais que indicado para a TPM garotas! Say goodbye inchaço 😉

Mas os benefícios do chá de hibisco não param por aí! Ele ajuda a acabar com a prisão de ventre, a controlar a hipertensão, e a reduzir as taxas de glicose no sangue e colesterol. E quer saber mais uma? É antioxidante! Muáh!

Ou seja, com todos esses benefícios, o chá de hibisco faz parte da existência de quem adotou o #projetoverãopravidatoda.

Como fazer chá de hibisco

-1 litro de água
-2 colheres de sopa de hibisco in natura (a florzinha desidratada que você compra em lojinhas de produtos naturais)

Quando a água começar a entrar em ebulição, ou seja, quando você começar a ver as bolhinhas na água, apaga o fogo, coloca o hibisco, e abafa o caso!

Quanto mais tempo ficar abafado mais intensos ficam a cor e o sabor. Pronto, agora você já tem um litro de chá para beber durante o dia. Coloca na geladeira e bebe geladinho, nesse calor é uma maravilha! Com umas rodelinhas de limão então… tudo de bom na vida!

Mas atenção lindeusas: não substituam o chá de hibisco por água! Se quiser otimizar os efeitos do chá, beba um litro de chá por dia e um de água, intercalando durante o dia. E durante as refeições, se for beber alguma coisa, beba água, no máximo 100ml.

Ah, e não guarde o chá de um dia para o outro, pois ele perde as propriedades e começa a oxidar. E se você tem pressão baixa, cuidado também, pois esse chá faz baixar a pressão… As gravidinhas também devem evitar antes de falar com o médico, principalmente no primeiro trimestre da gravidez.

Se um litro for muito para você, ferva 200ml de água para uma colherzinha de chá de hibisco. Mas vá adequando ao seu paladar também, se ficar forte ou fraco, ponha mais ou menos hibisco. Para fazer bem, tem que ser bom, né?!

Beijos,
Carol

chá-de-hibisco-gelado

Previous Post Next Post

52 Comentários

  • Reply Ludmila at

    Oi, Carol!

    Outros chás também perdem as propriedades se ficam na geladeira de um dia para o outro? Quando quero tomar chá verde pela manhã, por exemplo, já preparo ele de noite e deixo na geladeira. Perco muito dos benefícios dele?

    Abraços e muito sucesso!

    • Reply Carol Morais at

      Geralmente sim, mas se você faz à noite e toma de manhã, não se passam taaantas horas assim!

  • Reply Fernanda at

    Oi Carol, tenho uma duvida em relação a chás..uma nutricionista da minha região proibe os pacientes de tomar chá e até o chimarrão..rs eu fico meio em dúvida de seguir oq ela diz pq vejo sempre dos benefícios do chá..
    ela pede para só tomar água, pq chá é uma água suja e não conta como coisa boa para os rins..sei lá..gostaria de saber sua opinião? obrigada

    • Reply Carol Morais at

      Oi Fernanda! Água é água e nada pode substituí-la, mas dizer que chá é água suja… hummmm medo viu?! Bebe a sua água direitinho, cerca de 2 litros por dia, 100ml de meia em meia hora, e o seu chazinho numa boa que tá tudo lindo! Só fique atenta ao chá que está bebendo se tiver alguma restrições, pois alguns chás não são indicados para todo mundo durante todas as fases da vida, como é o caso do chá de canela que não é indicado para gestantes, principalmente no primeiro trimestre de gestação 😉 Bjs

  • Reply Carol at

    Oi, Carol. Comprei as flores de hibisco, posso fazer o chá sem desidratar?
    Obrigada!

  • Reply Marileusa at

    Oi,
    Gostaria de saber se posso fazer o chá de hibisco com a florzinha natural sem desidratar. Foi como me venderam na feira orgânica?
    Att. Marileusa

  • Reply Luciana at

    Olá Carol, já uso o chá thermo da Herbalife 2 vezes ao dia. Posso usar também o hibisco?? Se sim até que horas posso tomar, prq tomo o outro de manhã e a tarde.

    • Reply Carol Morais at

      Menina, sobre esse chá da herba life não me posiciono, no geral sou contra esse produtos de emagrecimento…

    • Reply Letícia Raquel Souza at

      Olá Carol!

      Eu comecei a tomar o chá de hibisco há 1 semana. Faço sempre à noite e deixo reservado para tomar durante o dia seguinte… Ele perde o efeito? E em quanto tempo é possível ver uma melhora em relação ao inchaço abdominal?

      Beijoss!! Seu blog é tudo de bom! Leti (:

  • Reply Ana Carolina at

    Posso fazer o cha umas 11 da noite . Colocar na geladeira para beber durante a manhã do outro dia ?

  • Reply luciana cristina caetano antonio at

    oi tudo bem? eu estou tomando o cha de hibisco e tambem o cha verde todos no mesmo dia faz mal? obg

  • Reply Maria do socorro cordeiros at

    Posso tomar o cha de hibisco c açúcar ?

  • Reply luanam. at

    Olá Carol,
    Tenho 20 anos, não tenho filhos ainda, mas pretendo ter. Gostaria de saber ser posso tomar o chá de hibisco, pois me disseram que ele pode deixar a mulher esteril. Por gentileza, me esclareça se é mito ou verdade.
    Grata desde já.

  • Reply Dayane at

    Oi Carol, tudo bem? Então, cerca de 4 ou 5 meses (não me recordo muito) inicie com o chá de hibisco, todos os dias, tomando 4 e as vezes 5 xícaras por dia. Porém, no último mês minha menstruação não veio, e a possibilidade de estar grávida não existe (não tenho relação há mais de um ano) e também não tomo nenhum tipo de medicação. A única coisa diferente na minha vida foi a introdução deste chá no meu dia-a-dia. Procurei me informar se é possível que esse chá afete o ciclo menstrual, alguns especialistas dizem que sim, e outros não. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre isso. Obrigada! 🙂

  • Reply Bianca at

    Olá Carol, Boa Noite!

    Pretendo tomar o chá de hibisco, comprei na casa cerealista, porém eu li que pode prejudicar quem quer engravidar. No momento não pretendo engravidar, mais daqui uns 6 anos pretendo. Se eu tomar o chá agora no futuro terei problemas para engravidar?

  • Reply Amanda Neves at

    Olá Carol, gostaria de saber se posso tomar o chá a noite? Obrigada!

  • Reply Edinelma at

    Olá! Ao invés de eu tomar esse chá na parte da manhã, posso tomar a partir das 6 da tarde, tipo anoitecendo?
    Queria saber tbm se por acaso esse chá interfere na fertilidade da mulher?

  • Reply Cintia at

    Posso tomar o chá na hora de dormir?

  • Reply Cintia at

    Posso tomar o chá na hora de dormir?
    Ou somente entre as refeições?

  • Reply Laura at

    Olá Carol, estava pensando em começar a dieta com o chá de hibisco, mas ouvi falar que ele não é recomendável para quem está em período fértil pois gera alterações hormonais na quantidade de estrogênio ou algo assim. Gostaria de saber se há uma recomendação de quantidade saudável que posso tomar do chá por dia sem por em risco a minha fertilidade?

  • Reply Aline Souza at

    Oi Carol!
    Tenho uma filha de 11 meses ela amamenta ainda. Gostaria de saber se tem algum problema eu utilizar o chá de hibisco. Pois li esses dias que ele pode alterar os genes da criança, isso procede?

  • Reply Damares at

    Olá tbm gostaria de saber se esse chá causa mesmo infertilidade ouvi muito falar sobre isso paguei 12,50 e não hesitarei em jogar fora se for verdade inclusive já fiz para tomar diariamente ainda bem que sou curiosa e li sobre o chá ,espero sua resposta bjs

  • Reply Samara at

    Boa noite Carol! Quero muito ter filhos e gostaria de saber se posso tomar o chá, pois muitas pessoas falam que não é recomendado para quem quer ter filho!

  • Reply Leila at

    Carol, se eu fizer uma xícara de chá e depois acrescentar mais um litro de água, suas propriedades serão as mesmas ou para fazer efeito tenho que tomar o chá mais concentrado? ( estou me referindo ao chá de carqueja, pois é muito amargo, então pensei acrescentar mais água para diminuir o amargor). Obrigada!

  • Reply Barbara mendes at

    Oi! Estou tentando engravidar, o chá de hibisco têm alguma contra indicação nesse assunto??

  • Reply Hélia Passos de Lima at

    Olá gata, minha duvida é a mesma de muitas ai em cima 🙂
    Tenho 22 anos, não tenho filhos mas pretendo ter daqui uns 6 anos.
    Se eu tomar o chá diariamente dois copos por dia que sejá 500ml, terei problemas no futuro?
    ou ele só serve mesmo como anticoncepcional durante o tempo que ingerir o chá?
    Obrigada..

  • Reply Hélia Passos de Lima at

    Olá, minha duvida é a mesma de muitas ai em cima 🙂
    Tenho 22 anos, não tenho filhos mas pretendo ter daqui uns 6 anos.
    Se eu tomar o chá diariamente dois copos por dia que sejá 500ml, terei problemas no futuro?
    ou ele só serve mesmo como anticoncepcional durante o tempo que ingerir o chá?
    Obrigada..

    • Reply Carol Morais at

      ele não serve como anticoncepcional! apenas não deve ser ingerido por mulheres grávidas sem consultar o médico 😉

  • Reply Euzinha at

    Ola, quero muito tomar esse chá. Mas me falaram que ele pode causar a infertilidade. E eu pretendo ter filhos em um futuro próximo. Ele prejudica mesmo?

  • Reply Letícia Raquel Souza at

    Olá Carol!

    Eu comecei a tomar o chá de hibisco há 1 semana. Faço sempre à noite e deixo reservado para tomar durante o dia seguinte… Ele perde o efeito? E em quanto tempo é possível ver uma melhora em relação ao inchaço abdominal?

    Beijoss!! Seu blog é tudo de bom! Leti (:

  • Reply Sarah at

    É verdade que tomar esse chá diariamente causa infertilidade? Por quanto tempo posso tomar ele? Quantas vezes na semana?

  • Reply Gislaine Aparecida Batista at

    Estou tomando um litro de chá de ibisco e um litro de água de beringela por dia. Será que tem algum problema continuar com essa quantidade ?

    obrigada

    Gislaine Aparecida Batista

  • Reply Tatiana at

    Vai fazer 1 mes dia 1/12 que comecei a tomar o chá de hibisco, só que estou tentando engravidar e não sabia que causava problema com fertilidade, tomava 1 litro todos os dias, vou parar de tomar será que terei problema pra engravidar, fiquei muito preocupada e arrependida, por favor me ajude tirando minha dúvida

  • Reply Taynara at

    Olá! Tenho 18 anos e pretendo engravidar futuramente (BEM futuramente,rs),posso tomar o chá de hibisco sem medo ? Esperando ansiosamente pela resposta.

  • Reply Midian at

    olá gostaria de saber se esse chá faz mal pra quem quer engravidar..

    Att:Midian

  • Reply Mari Aparecida at

    Posso tomar o cha a noite pra dormir

  • Reply Sandra Regina Marucci Freitas at

    Olá, Carol. Gostaria de saber se, ao invés de fazer o chá, posso simplesmente misturar a água sem ferver e o hibisco. Faz o mesmo efeito? É melhor? Pior?

  • Reply Cristiane Amaral at

    O chá de hibisco pode ser tomado a noite ,ou ele é estimulante e tira o sono

  • Reply Ingrid at

    Ola Carol, hibiscus rosa-sinensis tem na minha rua, posso pegar a flor e fazer o cha direto da Arvore que tem na minha rua?

  • Reply rosana bahia at

    Olá Carol, minha dúvida é a de algumas já descritas acima. Posso tomar o chá de hibisco à noite? Obrigada.

  • Reply Raissa Furtado at

    Tão agradável de ler o seu texto. Curti demais!

  • Reply Marcelo at

    Minha mãe tomou e deu infecção de urina… Será que teve influencia????

  • Reply cristina at

    oi carol,tenho gordura no fígado esse cha de hibisco tira gordura?e em quanto tempo?tenho tambem diabetis,e colesterol alto.gostaria de sua ajuda.bjos

  • Reply Herika Raquel at

    Bom dia , gostaria de saber se o Hibisco causa a infertilidade ??

  • Reply Mirlene at

    Boa noite carol! Gostaria de saber se eu posso misturar os dois tipos de chá, cha verde com o de hibisco? ?obrigada 🌹🌼

  • Reply Katryne Pinto at

    Oi Carol, o ´chá de hibisco pode ser consumido a noite (antes de dormir) quando bate aquela fome?
    Ficarei grata se for respondida…

  • Reply Emannuely at

    Bom dia!
    O chá de Hibisco pode ser ingerido sem ferver? Os benefícios são os mesmos? Faz algum mal?
    Obrigada =)

  • Reply Lili Lira Souza at

    Boa noite Carol! Posso tomar o chá todo dia? Qntos litros por dia ?

    • Reply Carol Morais at

      Pode tomar todo dia, mas com moderação… Não beba como remédio ou apenas chá no lugar de água. O chá de hibisco é saboroso e deve ser encarado como um plus na sua vida, não deve substituir nada 😉

  • Reply ERICA ARAUJO at

    Oi Carol , boa tarde gostaria de saber se posso tomar o chá de hibisco a noite quando estou na musculação .obrigada!

    • Reply Carol Morais at

      em princípio sim, sem problemas. toma geladinho que até ajuda a refrescar 😉

    Deixe um comentário