Dicas, Receitas

Comer devagar é desfrutar

Nessa vida corrida, a alimentação, nossa principal fonte de saúde (ou  de doença), acabou ficando em segundo plano e nem curtimos mais o momento da refeição. Pois vamos parar com isso agora e colocar ordem na mesa!

Existe uma grande diferença quando se vive por completo o momento da refeição, seja ele um lanchinho ou o almoço e o jantar, especialmente de satisfação fisiológica, e principalmente psicológica. A proposta é, des-FRUTAr, se inspirar!!!

Então, tenho algumas dicas bem bacanas para você se inspirar e trazer mais calma e sabor para o momento das refeições e dos lanchinhos. Vem comigo?!

Comece comendo com os olhos, quem não gosta de um prato bem montado, bonito e agradável de se ver? O nosso corpo recebe todas as mensagens, belas ou não.

Temos um sistema visual super eficiente que se comunica com cada célula do nosso corpo, ou seja: ofereça coisas belas… Existe uma grande diferença sensorial entre comer uma maçã e castanhas e um carpaccio de maçã com canela e castanhas trituradas! A maçã cortada em fatias bem finas polvilhada com canela e as castanhas trituradas, enche o prato e os olhos e “pede” que você se sente à mesa e coma com garfo e faca… Esse lanchinho acaba se tornando um ritual importante que exige que você pare e viva esse momento da alimentação. Mas nem sempre é preciso garfo e faca, claro! Tem coisa melhor do que morder a fruta acabada de tirar do pé? Isso sim é que é relaxante e um luxo. Mas não dá todo dia, né?!

Ahhh! Outra história… A mesma maçã, as mesmas castanhas, outra sensação… Experimenta!!! Bem diferente de comer uma maçã em pé na cozinha e mastigar as castanhas em 5 segundos (quem nunca? ehehe).

Outra coisa que poderíamos voltar a fazer é respirar, né?! Porque parece que tivemos um surto de memória e esquecemos que oxigênio é, tipo assim, VITAL, para toooodas as células do nosso corpo. Então, como a célula vai aproveitar os nutrientes se não mandarmos oxigênio pra elas? Hein, ser AERÓBIO?

Recomendo pelo menos 5 respirações profundas antes das refeições! Sente-se, respire, conte para o seu corpo que vem coisa boa por aí, e aí então viva esse momento delicioso e auspicioso que é a refeição!

Beijos,
Carol

20120310-103409.jpg

20120310-103428.jpg

20120310-103525.jpg

20120310-104015.jpg

Previous Post Next Post