Dicas

Como você adoça o seu café?

Quantos cafés você toma por dia? Como você adoça o seu café? Vamos fazer umas continhas rápidas? Imagine que você toma três cafés por dia e usa três colheres (de café, que são pequenininhas) para adoçar. Cada colher de café coloca na sua xícara cerca de 2g de açúcar, o que dá pelo menos 6g de açúcar por café (já as saquetas de açúcar que costumam servir nos cafés e restaurantes costumam ter entre 6g a 8g de açúcar cada uma). Multiplicando pelos cafés que toma por dia, você estaria consumindo cerca de 18g de açúcar por dia só no cafézinho.

Agora, fazendo mais uma continha e multplicando pelos dias do mês, dá 540g de açúcar. Ou seja, quase meio quilo só no café. E não, não estamos falando de calorias! Não se trata de contar as calorias do café, se trata de pensar numa alternativa mais saudável.

A gente sabe que o açúcar branco refinado é viciante e causa uma sensação imediata de bem estar, mas é muito prejudicial à saúde. Acontece que já habituamos o nosso paladar ao doce do açúcar. Muitas vezes, em vez e adoçar  suavemente, apenas para realçar o sabor, acabamos por adoçar tanto que já não conseguimos sentir o real sabor daquilo que estamos bebendo ou comendo.

Então o que fazer? Tomar café sem açúcar?! Não é preciso, claro que não… Mas você pode trocar o açúcar branco refinado por outras alternativas mais saudáveis. Você pode usar mel, açúcar mascavo, açúcar de coco, stevia, rapadura… e experimenta mexer com um pauzinho de canela. Ah, e lembra que o adoçante não é uma boa alternativa, ok?!

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post