Receitas

Como fazer cuscuz: receita fácil

O cuscuz, ou couscous, para quem quer ser chique e escrever de acordo com a grafia francesa, é um prato de origem árabe, mas que faz parte do cardápio de pessoas em todo o mundo. Ah pois é, a globalização também afeta a nossa alimentação! Para o bem e para o mal… Quer saber como fazer cuscuz? Vem comigo que te explico!

No Brasil, o cuscuz é muito comum no nordeste e sudeste, e nós, como é costume, reinventamos o prato e fazemos receitas de cuscuz bem diferentes. Por exemplo, por aqui usamos mais o flocos de milho do que a sêmola de trigo, que é usada no famoso couscous marroquino!

Ah, vamos aproveitar e esclarecer uma coisa: há uma diferença entre  farinha ou fubá, flocos de milho (a famosa Milharina usada para fazer cuscuz), e o amido de milho (a velha Maizena)! A diferença está na moagem. Os grãos em sêmola têm sempre um tipo de moagem menos refinada. O amido de milho, por exemplo, já é um processo extremamente refinado, e a gente já disse aqui que quanto mais refinado, menos nutrientes sobram!

No Brasil, o preparo e os ingredientes usados para incrementar o cuscuz são diferentes dependendo da região. No nordeste, é super comum comer cuscuz no café da manhã com manteiga ou como se fosse um bolo com leite de coco. Já, mais para o sudeste e sul, o cuscuz é servido com peixe, camarões, legumes e verduras.

E atenção: quando for comprar flocos de milho, procure uma marca que use milho orgânico. Infelizmente, hoje em dia boa parte dos produtos derivados de milho usam milho transgênico… Fica de olho, se tiver um “T” na embalagem, cai fora! E agora vamos lá aprender como fazer cuscuz?

Como fazer cuscuz

Essa receita de cuscuz é para preparar a base, a maneira de servir pode variar! Caso você não tenha cuscuzeira, que é a panela própria para fazer cuscuz, você pode tipo banho Maria, cozinhando no vapor, com uma panela maior com água fervente e outra menor com o cuscuz, mas tem que tampar.

Ingredientes:
3 porções de flocos de milho para 1 de água.
1 pitada de de sal.

Modo de preparo:
Umedeça o flocos de milho com a água em temperatura ambiente e deixe reservado por cerca de cinco minutos. Coloque água na cuscuzeira até chegar a marca indicada na panela. Depois coloque o separador da cuscuzeira, e coloque o fubá. Aí é só deixar cozinhar por 10 minutinhos e voilá!

Beijos,
Carol

Veja também:

Previous Post Next Post