Receitas

Como fazer tapioca: receita fácil e rápida

Que tal substituir, ao menos de vez em quando, o pão nosso de cada dia por tapioca? Sabe que acho que se Jesus tivesse nascido por estes lados, o “pão da vida” seria a tapioca?! Quer coisa mais simples e acessível do que um alimento feito só à base de mandioca e água?

A tapioca é mais um daqueles pratos típicos do Brasil que fazem sucesso em todo lado. Alimento de origem indígena, é muito comum nas regiões norte e nordeste do país. É aquela comida que toda boa mãe ou avó nordestina ou nortista sabe fazer. E é por isso que a tapioca está presente no Brasil todo…

A sua preparação é muito simples: da mandioca é extraída a goma, ou o polvilho doce, que é misturado à água e pronto! Aí está a tapioca, ou o beiju – que linda a variação do nome, não é ♥.

Falando em beiju, bisous, bijoux… Arrisco-me a dizer que a tapioca está para os brasileiros, principalmente do norte e nordeste do país, como o crepe está para os franceses. Uma receita fácil, que dá para fazer em casa e se desenrascar com rapidez. E o resultado dificilmente sai mau!




Propriedades da tapioca

A tapioca é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso é interessante e muito útil adicionar chia ou linhaça em sua massa.

Tapioca engorda?

Como já dissemos, a tapioca é rica em carboidratos simples, não é muito nutritiva e nem é propriamente a Oprah Winfrey das proteínas. Por outro lado, tem aquelas propriedades positivas que já falamos, principalmente ser livre de glúten. Por isso, pode entrar na sua dieta como alternativa ao pão, pois é mais saudável. Mas com moderação.

O grande perigo da tapioca pode estar no recheio que você escolher, aí sim a tapioca engorda! Por isso, cuidado com o que escolhe para rechear a tapioca! E ainda assim, moderação com o beijuzinho… Não abuse! Por não ter fibras, o polvilho da tapioca, em excesso, pode prejudicar o trânsito intestinal.

Uma maneira de equilibrar as coisas é usar como recheio, alimentos com fibra e ricos em nutrientes 😉 Agora, finalmente, veja como fazer tapioca.

Receita de tapioca

Ingredientes:
– Polvilho doce
– Água

Sobre as quantidades, depende de quantas tapiocas você quer fazer. A quantidade de polvilho é entre 70g e 80g para uma tapioca, com 15 cm de diâmetro.

Modo de preparo:
Adicione água aos poucos e “meta a mão na massa”, misturando o polvilho até que fique todo úmido. Depois use uma peneira para separar a goma fininha, que é a que você vai usar. Agora é só espalhar a massa numa frigideira antiaderente, aquecida a fogo médio alto, e assar de ambos os lados. Não deixe ficar muito seca, pois pode quebrar na hora de dobrá-la. Não é preciso untar a frigideira com nada!

Sugestões de recheios saudáveis e deliciosos:
Ovo mexido com uma pitada de sal e azeite a gosto, banana com canela, refogado de berinjela com tomate, tofu com ervas e azeite… Agora que vocâ já sabe como fazer tapioca, invente recheios saudáveis, saborosos e diferentes! E depois vem aqui contar 😉

Beijos,
Carol Morais

Veja também:

Previous Post Next Post

126 Comentários

  • Reply Clara at

    Adorei, Carol!
    <3
    Querendo muito aprender a usar mais tapioca.
    Bjs!

    • Reply Carol Morais at

      É só começar, é muito fácil 🙂 Bjs

    • Reply Monique at

      Meu recheio de tapiaca que não engorda, requeijão, peito de peru e tomate fica uma délicia!

      • Reply Carol Morais at

        😉 Bjs

        • Reply Grazi Barros at

          Queria saber quantas tu recomenda para janta ou almoço (comer só tapioca de janta ou almoço).

      • Reply Daniele at

        Vou colocar tomate da próxima vez…

      • Reply ola at

        tudo mentira, nem se faz tapioca assim.

    • Reply alfredo alves at

      A tapioca que eu faço é uma delícia.

    • Reply Edneide at

      Troquei o pão do café da manhã, pela tapioca. Costumo colocar queijo minas de recheio.É muito fácil fazer! Amei!

    • Reply sonia da silva at

      Eu Gostei Da sua Tapioca adoreiiiiiiiiiiiii eu ja fiz uma igual

    • Reply Thelma at

      Amo tapioca…uso quase todo dia no meu café da manhã. Obrigada pelas dicas de recheio.

  • Reply Ana Paula at

    Adorei como sempre, obrigada Carol! E aquelas tapiocas que a gente compra prontas no supermercado (que não precisa colocar água e peneirar, você as indica também? Obrigada mais uma vez!

    • Reply Carol Morais at

      Ana Paula, é tão fácil fazer a massa da tapioca… Talvez nem compense comprar já pronta. De qualquer modo, leia o rótulo e tenha atenção aos ingredientes, se tiver conservantes e outras siglas irreconhecíveis, evite, pois assim os benefícios da tapioca se perdem em meio ao processo de industrialização 😉

      • Reply Eduardo at

        Na verdade, a goma de mandioca que é vendida no mercado é mais autêntica do que o polvilho doce, pois no começo do processo de extração do amido da mandioca há diferenças.

  • Reply Camilla BR at

    Oi Carol,
    Bom dia! Achei seu blog à pouco navegando pelo feed do bloglovin! 🙂 Gostei bastante das informações que você posta por aqui. Hoje li dois posts sobre tapioca, vou comprar um polvilho doce para fazer a minha. Depois te conto como ficou. Muito obrigada pelas dicas. Fiquei fã!
    Beijo,
    Camillinha

  • Reply Cibele at

    Oi Carol!
    Pra adicionar a chia ou a linhaça à massa, pode ser a semente mesmo? Precisa ser germinadas?
    Obrigada!

    • Reply Carol Morais at

      Pode ser a semente mesmo, deixa de molho na água que você vai usar para umedecer a goma 😉

  • Reply Barbara at

    O grande problema de todos que falam da tapioca é a forma como ensinam a fazer: misture água com polvilho.
    Depois de perder uma xícara de polvilho, eu consegui uma proporção bacana, que dificilmente precisa de ajustes: uma medida de água para três de polvilho. Mexe com uma colher mesmo só para ter certeza que está hidratando uniformemente e voilà! É só passar na peneira!
    Com 3 colheres de sopa (aqueles medidores, não a colher do faqueiro) de polvilho e uma de água já faço uma tapioca pequena 🙂
    Fica a dica pro pessoal que tá começando!

    • Reply Carol Morais at

      Obrigada pela dica! Realmente para quem não está habituado ao ponto certo de umidade da goma de olho, pode ser difícil acertar… É sempre mais fácil com as medidas mais exatas 😉

    • Reply Miria at

      Nossa, conheci i site agora, adorei a dica adoooro tapioca, estou de regime, + sempre tive medo de fazer essa mistura pq ñ sabia o ponto com essa dica ficou super fácil, vou tentar hj.

      • Reply Carol Morais at

        É isso Miria, não precisa ter medo, e se der medo vai mesmo assim! Se não der certo tenta de novo 😉 Bjs

  • Reply Clair at

    Oi Carol, essa tapioca que vocês indicam é aquela de saquinho, que já vem pronta no supermercado mesmo, tipo Granfino?
    Pois acho bastante calórica, pois aqui na minha embalagem diz que 1 colher de sopa tem 70 calorias.
    Imagino que para fazer um “pastelzinho” desses precisaria de umas 4 colheres…o que somaria 280 cal sem contar o recheio.
    Então não consigo entender como a tapioca possa ser aliada da dieta já que 2 fatias de pão integral wickbold que tenho aqui em casa, por exemplo, tem apenas 121cal.
    Adoro tapioca, mas tenho muito medo de usar, vejo em vários sites de dieta e fitness informando a mesma como aliada na dieta, mas a minha matemática não me deixa acreditar nisso, o que estou vendo de errado? Beijos e obrigada.

    • Reply Carol Morais at

      Olá, não… você compra o polvilho doce e não a goma da tapioca pronta. A tapioca é feita de polvilho doce e água, só! Não conheço essa marca de tapioca pronta que você falou, mas para ter assim tantas calorias, não deve ser só polvilho… Bjs

    • Reply Evandro at

      Olá Clair um pouco do que sei e pesquisei e que hoje em dia usam muito da tapioca em regimes e pq ela não contem farinha branca e não tem glúten, isso facilita sua sugestão e não faz vc inchar como o glúten. E se vc procura emagrecer tente observar e retirar mais as coisas que contém o tal glúten isso ajudara em muito, espero ter ajudado bom dia…

  • Reply Márcia at

    Olá Carol,
    estou pensando em substituir o (pão integral, como todos os dias pela manhã ) antes de ir trabalhar por Tapiocas. è uma troca válida?

    Obg Bjs

    • Reply Carol Morais at

      Super! Mas cuidado com o recheio, e procure também variar com outras coisas, todo dia tapioca também não é tão bom assim, coma frutas e outras opções saudáveis 🙂

  • Reply Osvaldo Moraes at

    Eu fiz simplizinha, só com a massa já pronta e coloquei o coco ralado, já pronto, e coloquei leite moça,,,E FICOU….>>>> Tam, tam, tam….Uma delícia. comprei tudo por 11 reais no Mercadão da Lapa em SP, e uma leite moça que tinha em casa, e estou gordo mais 60 gramas. – Fiquem longe da minha casa que o cheiro esta atraindo todos aqui,,,coisa gostosaaaaaaaaa.

    • Reply Carol Morais at

      ehehehehe sair da linha de vez em quando é bom 🙂 mas fazer isso sempre… moderação é a palavra-chave para viver os prazeres da vida por mais tempo 😉

  • Reply suellen at

    Sugestão: eu consumo bastante no café da manhã e costumo rechear com queijo branco e orégano. Adoroo tapioca

  • Reply Sarah Menezes at

    Com queijo branco, tomate e oregano tb fica bom

    • Reply Carol Morais at

      fica sim! tapioca é uma maravilha, até só com uma manteiga já fica ótima 🙂

  • Reply Eliane at

    Adorei o site, uma dica : manda foto do polvilho doce que vc usou e da tapioca pronta, vai ajudar muito, obrigada bjussss.

    • Reply Carol Morais at

      Eliane, da próxima vez que fizer tiro fotos e posto 😉 Bjs

  • Reply BIA DAYSE SOUZA PEREIRA at

    nossa amei a sua receita, sempre faço p o cafe da manhã claro p/ o lanche da tarde com um recheio bem gostoso!

  • Reply monica at

    Quando morava na bahia fazia tapioca mas era diferente mas la se chamava beju e colocavamos sal no pouvilho fica uma delicia adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    • Reply Carol Morais at

      pois é, a tapioca muda um pouco de região para região… mas a essência permanece: o polvilho 🙂 E é bom de tudo que é jeito! Bjs

  • Reply Aline at

    Gente, a minha sempre “quebra”. Tem algum segredinho pra ela ficar mais bonita? Obrigada! Beijos

    • Reply Carol Morais at

      Tem que ter cuidado para não deixar assar demais! E se fizer muito fininha também tem mais chances de quebrar… Tente deixar a massa bem espalhadinha, para as bordas não ficarem mais finas que o meio. No mais é treino 😉 Bjs

  • Reply ice cream maker recipe at

    Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design.
    Thanks

  • Reply Ana Maria Naibert Figueiredo at

    Adorei as dicas sobre a tapioca, comprei a massa pronta, mas agora farei em casa,será mais saudável.

  • Reply natalia at

    ola eu moro no maranhão e desde muito pequena o bejú acompanha nosso café da manhã eu coloco um pouco de sal junto a água ñ pode ?

  • Reply Livia at

    Olá! A tapioca pode ser consumida pós treino ou pode engordar? Em qual refeição/ hora do dia ela pode entrar? Obrigada 😀

    • Reply Evandro at

      Olá Livia pelo pouco do que eu sei pode ser consumida pos treino so que tem um detalhe tem que ser consumida ate 30min a 40min pos treino pq nesses minutos o seu corpo ainda esta com o metabolismo muito acelerado, então ele ira absorver rápido e ainda estará transformando em massa magra que e ótimo para vc… Espero ter ajudado.. Bom dia

  • Reply Ana at

    Eu faço com recheio de queijo coalho…fica divina! Mas a pergunta: o queijo coalho é indicado? (pergunto pela gordura e calorias)

  • Reply Cláudio Rúbio at

    Carol, tapioca é a receita mais simples e complicada do mundo, não pela receita em si, mas pelo comportamento do polvilho que, quando misturado com água, fica aquela coisa que não é líquida nem sólida, difícil de mexer com a colher, resistente, mas que ao mesmo tempo escorre e gruda. essa é a complicação que faz muita gente desistir. eu sempre tenho essa dificuldade: é só colocar a água sobre o polvilho que ele se transforma, colocar a colher e precisa de uma força de louco para misturar, aí você vai passar pela peneira e ele simplesmente escorre, gruda, como se houvesse derretido, e não cai em pó do outro lado. tomara que a dica da proporção de 1 para 3 que a amiga deu dê certo. vou testar. abraços!

    • Reply Wagner at

      Amido com água é a forma mais simples de se obter um fluido não newtoniano. Pra ocorrer o que disse, está adicionando muita água à receita 🙂

  • Reply milene at

    ai claudio… é a coisa mais fácil do mundo… vai mexendo com a ponta dos dedos, se ficou como cola/escorrendo falta polvilho, vai colocando aos poucos que desgruda, ela vai flocando na sua mão.Lembre-se:”Ponta dos dedos” – simples assim…

  • Reply Drica at

    Substitui meu café da manhã por 1 tapioca e 1 colher pequena de mel e chá verde sem açúcar. Consegui reduzir o peso e a vontade de comer doces. Recomendo comer saladas e frutas que contenham bastante fibras para um bom funcionamento do intestino. Outra dica, além da tapioca, é utilizar agar-agar pó. É bem fácil de fazer (1 colher chá para 1 xícara de água e levar ao fogo até ferver. Pode colocar 1/2 de água e 1/2 de suco de uva pq o gosto é estranho…funciona para mim – rende 3 potinhos – como 1 por dia no lanche da tarde e tomo 2 copos de água). Alguns sacrifícios valem a pena. Ah! quando alguém oferecer “gordices” saber dizer: obrigada, depois eu me sirvo é ótimo! Adorei o site. Abraços.

  • Reply Curaciara at

    Ola Carol,me chamo Darcilene,mas também me chamo Curaciara,meu nome indígena,sou índia da etnia Baré,originário de SGC-AM, e conheço bem a tapioca.Hoje tou fora do meu estado mas não deixo de consumir a famosa tapioca do Brasil.No estado do Amazonas já nascemos comendo rsrsrs…..Muito agradecida por mostrar os benefícios bons desse cardápio maravilhoso .Bjs

    • Reply Gabriel Nascimento at

      Olá Curaciara,

      curiosidades minha: Qual a língu/idioma que vocês falam?
      Qual o significado do seu nome?

      Sds,

      Gabriel

  • Reply Renata at

    Bom dia. Estou fazendo uma dieta, e gostaria de saber se a tapioca com meia banana prata engorda muito?
    desde ja agradeco e amei tudo aqui. Bjs.

    • Reply Carol Morais at

      Não, a tapioca é uma ótima alternativa para dieta e a banana também! Beijos

  • Reply Giulliana at

    Parabéns á Barbara do comentario do dia 7 de setembro. Há anos tento fazer a tapioca e nunca acertava o ponto, mesmo minha avó tendo ensinado. Hoje peguei a dica dela e ficou muito boa. Obrigado Barbara por passar adiante o que você sabe. Obrigado por este site maravilhoso.

  • Reply jussara at

    Também e legal com manteiga e queijo minas cortado fino ,sou gestante e tenho dasejo de comer isso a toda hora pq e muito bom.

  • Reply rika Fernandes at

    Oi Carol , vc recomenda tambem essas tapiocas que agente compra pronta em mercados , que aliaz é ate bem mais facil .

    • Reply Carol Morais at

      A massa da tapioca é tão fácil de fazer… observe se não tem conservantes e outros antes no rótulo, se tiver evite. Beijos

  • Reply Amanda at

    Carol onde eu moro vende a massa fresca já da tapioca , pode ser ela ou tem que ser o polvilho doce?

    Aguardo sua resposta.

    • Reply Carol Morais at

      Amanda, observe se não tem conservantes e nem aditivos químicos. Se não, está ótimo 😉 Beijos

  • Reply Vitoria righes at

    Usei como recheio mumu e ficou ò uma delicia

  • Reply maria conceiçao at

    na minha cidade so encontrei tapioca em grãos

  • Reply maria conceiçao at

    na minha cidade so tem tapioca em grão

  • Reply maria letice de sena fortunato at

    adorei este espaço…gostaria de saber se a tapioca é prejudicial a pessoas diabeticas fiz uma cirurgia cardiaca a 5 meses e tenho diabetes gosto muito de tapioca e queria saber quanto posso adicionar a minha dieta .abrigada e parabens pelo blog

  • Reply Tania at

    Rucula, tomate e queijo (bufala ou frescal) ou só queijo. As vezes, queijo com coco com um fio de oleo de coco.

  • Reply Kaliane at

    Eu faço sem manteiga com alface, tomate, frango desfiado e palmito picadinho, as vezes coloco cenoura ralada ao invés do palmito. Fica uma delícia. também já fiz com ovo cozido picado, requeijão light e orégano, também fica uma delícia.

  • Reply Cândida at

    Sei que engorda, mas adoro o recheio de leite condensado com coco… Delicia!!!!!

  • Reply Fernanda Novais at

    Olá, eu adooooro tapioca,sou da Bahia, nasci e cresci comendo tapioca ou melhor: Beiju. A minha dúvida é: eu sou muuuito gulosa e não me contento apenas com uma ou duas tapiocas, qual a quantidade recomendada? e quantas vezes na semana?

    Obrigada!

    • Reply Carol Morais at

      A regra geral é sempre moderação, né?! Tente comer apenas uma usando recheios que tragam saciedade 😉

  • Reply lara at

    olha eu amei a ideia tenho 11 anos estava procurando algo mais saudável
    obrigada

  • Reply Vanda Baltazar da Silva at

    Meu recheio preferido frango desfiado, cenoura ralada e queijo de minas

  • Reply Vanda Baltazar da Silva at

    Meu recheio preferido frango desfiado, cenoura ralada e queijo de minas

  • Reply Renata Madeira at

    Oi
    Boa tarde,entrei no seu blog,pois estava procurando um modo de fazer arroz integral,pois o modo que eles ensinam na embalagem fica horrível,meu filho tem 6 anos e tem um problema sério de prisão de ventre e estamos mudando um pouco a alimentação dele.
    Fiquei apaixonada pelo seu blog sua dicas são ótimas.Parabéns !!!!

  • Reply Débora at

    Oi Carol… para o preparo da tapioca é só espalhar na frigideira a goma ou o polvilho doce com água, ou é necessário o uso de óleo de coco? Se sim, quanto usar? Obrigada

  • Reply Dani at

    Olá, Carol. Pretendo iniciar o quanto antes uma dieta com baixa ingestão de glúten, pq acredito que tenho intolerância. Fiz um teste de apenas 2 dias sem comer o pãozinho com manteiga e senti uma melhora incrível nos sintomas. Gostaria de saber se essa receita da mistura que vc ensinou pode ser armazenada por alguns dias ou se tem que fazer a mistura na hora.
    Att;

  • Reply Alessandra Bretas porto at

    Adorei estas dicas agora sei que posso comer sem cupa com moderação,até porque eu nunca tinha comido tapioca na minha vida mais agora sei que posso substitui o pão por ela fiquei muito feliz. Isso me ajudou muito. Obrigada.

  • Reply Jéssica Silva at

    emagreci quantos quilo por mes

  • Reply Jéssica Silva at

    ola boa noite
    emagreci quantos quilos por mes essa receita da tapioca?
    minha amiga esta fazendo e disse que ja perdeu 4 quilos em um mes, sera?

  • Reply Thais at

    Oi carol , estou fazendo dieta e queria saber com você :
    Eu posso comer a tapioca acompanhado com um suco ? Ou tem q ser só a tapioca ?! Qual a dica vc me da ?!
    Aguardo a sua resposta 😉 Beijos

    • Reply Carol Morais at

      Para mim, suco é só suco funcional, tipo suco verde e etc… A tapioca você pode comer acompanhada com um chá, quente ou gelado, um cafezinho, ou mesmo água 🙂 Beijos

  • Reply Simone Nelly at

    Boa tarde! Adorei seu blog!

    Vou fazer mini tapiocas para um coquetel, o recheio será de coco com leite condensado…. Agora a dúvida…. se eu deixar as massinhas prontas de um dia para o outro para rechear na hora de montar a mesa, será que fica ruim ou muito seca??

    • Reply Carol Morais at

      Fica sim, fica seco! Tem que ser na hora mesmo… Mas é super rápido! Bjs

  • Reply Geraldo A. Mogueira at

    Carol valeu pelas dicas; eu fASÇO APENAS bEIJU , RALO A MANDICA PRENSO A MENMA PENEIRO, COLOCO OREGANO E SAL POUCO ( FIZ A MAQUINA DE RALAR E APRENSA). COMO SOMENTE UMA DE MANHÃ COM REQUIJÃO QUE EU MESMO FAÇO OK. BOM DIA E ATÉ BREVE.

  • Reply Lorena Coelho at

    Eu não achei simples fazer… É complicado deixá-la uniforme e não muito seca e quebradiça. Mas o recheio que mais gosto é o de tomate fresco, palmito de pupunha e muito orégano. É esse o que mais compro na Casa da Tapioca da rua Pouso Alegre, no Floresta, em BH. Delícia!

  • Reply Maria Aparecida Leal Quaresma at

    Tenho usado com frequência farinha de tapioca, pois sou alérgica a glúten, porém principalmente desta vez tentei três vezes e não consegui fazê-la e tive que jogar fora. Estava completamente quebradiça! Comprei 1 kg, tem como aproveitar? Não gosto de jogar comida fora, mas não sei o que fazer dela. Porque está assim? As vezes fica meio amarelada. Tenho receio de estar misturada com farinha de trigo.

    • Reply Carol Morais at

      Estranho, Maria Aparecida… você compra a farinha de tapioca pronta? O melhor é comprar o polvilho e preparar você mesma. Mais garantido né e não corre o risco de ter conservantes e etc?! Beijos

  • Reply Iglea Cinara da Silva at

    oi … essa tapioca de polvilho doce pode ser feito em quantidade maior e guardar um certa quantidade da farofa pronta? como guardo para conservar?

    • Reply Carol Morais at

      Pode guardar na geladeira, mas não convém guardar por muito tempo… o melhor é que seja de um dia para o outro ou no máximo dois dias. Beijos

  • Reply Vanessa at

    Amo tapioca!|Nunca fiz com polvilho. No nordeste usamos a goma de tapioca,q já vem prontinha p fazer, ou massa, que precisa ser hidratada.

  • Reply Beatriz Oliveira at

    Carol, posso usar como recheio da tapioca o requeijão ? Se sim, ele deve ser light ? E gostaria de saber se é verdade que devemos comer apenas uma tapioca em um dia ?

  • Reply Márcia Elisa Rodrigues at

    Amei as dicas. Comprei a goma pronta na feira e fiz. Com suas recomendações vai ficar bem melhor. Vou comprar o polvilho doce e experimentar fazer.

  • Reply Sonia at

    Gostria de saber como se faz a tapioca úmida, macia.
    Como com frequência aqui em Santos de um vendedor ambulante a tapioca úmida com côco e leite condensado. Ela é diferente daquela que eu faço. A dele é bem úmida. Parece que ficou de molho em algum líquido.
    É possivel vcs me mandarem a receita?
    Obrigada
    Sonia

  • Reply Clarice at

    Carol, bom dia!
    Tenho Artrite Reumatóide e gostaria de saber qual recheio posso comer. Bjs

  • Reply Talita silva at

    Bom dia Carol!
    Corro todos os dia pela manhã, como uma tapioca com margarina light antes de ir e quando volto uma hora e trinta de corrida como outra. Será que ė ruim duas tapiocas?

    • Reply Carol Morais at

      a tapioca pode ser uma boa alternativa, mas é preciso pensar bem no recheio… preferia recheios ricos em nutrientes e fibras e nada de margarina! se for o caso use manteiga.

  • Reply micheli at

    Oi gostaria de saber se quem tem triglicérides pode consumir a tapioca? Obrigada

  • Reply allysson at

    queria saber se com frango engorda ou nao

  • Reply Sheliana Dias at

    Querida Carol, estou amando seu site…parabéns!
    Comecei a consumir a tapioca ontem, aliás comprei caseira na Feira mesmo (vi alguém comentando sobre isso). Todos aqui em casa aprovaram.
    Para diminuir o índice glicêmico estou usando o gergelim…acabei de ler que você recomenda torrá-lo e guardar na geladeira, certo? Eu não fazia isso. Aprendi agora com você.
    Como você sugeriu usar a chia ou a linhaça, surgiu a dúvida quanto a forma de usá-las. Li por você que a chia deve ser hidratada, vai ficar bom se misturar com a goma da tapioca? E a linhaça, achei que tivesse de hidratar em meio quente por meia hora antes do consumo, triturá-la depois. Confere? Obrigada! Beijos!!!

  • Reply maria martha azevedo val at

    Bom dia, Carol! Adorei seu site!
    Tenho uma dúvida: faço para entrega lanches em minha cidade. Procuro sempre lanches saudáveis e saborosos! O tempo de entrega pode esfriar a tapioca. Sua consistência e sabor mudam quando esfria? Vale a pena arriscar? Obrigada

  • Reply Tatiane at

    Olá Carol, bacana suas informações a respeito desta maravilhosa iguaria que ultimamente tem sido um assunto bastante comentado.
    Tenho algumas dúvidas, no RJ a concorrência é vasta na venda de tapioca hidratada, algumas são muito boas, o que percebo é que algumas tem conservantes como o INS-200 qual a função dele na tapioca hidratada?
    O que as vezes me assusta é o tempo de duração tipo 7 meses, uau acho muita coisa.
    A maioria é feita da fécula de mandioca é a mesma coisa da de polvilho doce?
    Aqui tem uma que amo tem o gosto da verdadeira tapioca, mas não contem conservante e tem um prazo de 30 dias após data de fabricação , solicita para conservar em refrigeração, amo mas não sei se devido não ter conservante ela tem um cheiro diferente, o gosto não altera, um cheiro tipo que chulé, saberia informar o motivo desse cheiro?

  • Reply Cleo martins at

    Olá Carol Morais, então eu gostaria de saber quantas tapiocas eu piso comer por dia , pois meu sobrinho adora e come umas 3 vez ao dia kkkk se deixar ele come toda hora

    • Reply Carol Morais at

      Moderação em tudo! Para que a tapioca seja nutritiva, é preciso escolher bem o recheio… comer 3 tapiocas por dia pode ser um exagero 😉

  • Reply Cleo martins at

    Será que comer mais de uma tapioca por dia engorda?

  • Reply Jesus Ivagna at

    Bem Olá. …pessoal desde de criança sempre comir tapioca por que gosto muito já comir de várias formas de tradicional até as inventadas tipo : tapioca com rúcula tomate alface junto e até escarola. …banana com leite em pó desnatado.SAbe aquele dia que vc não sabe o que colocar, então pego a sobre de frango ou carne desfio bem acrescento tomate e azeite e pronto pra o consumo kkkkk!!!!! Com quilo branco, tomate e rúcula hummm bom mas a de carne seca melhor só toma cuidodo com sal eu tiro bem sal pra depois cozinhar na panela de pressão. …… numa frigideira acrescento escarola, azeite e tomate e a carne seca bem desfiada. Se como com peito de peru uso saladas como espinafre,alface americana, rúcula, tomate e assim por diante à gosto aproveite bem e explorem vários pratos ……..bjus! !!!♡♡♡♡♡

  • Reply Valeria Digital at

    ótima receita para quem está de dieta como eu, já estava a muito tempo na internet procurando receitas assim, no seu blog tem mais dicas como essas?

  • Reply Íngrid Raquel at

    Carol, o meu jejum sempre é o suco verde, e 1 hora depois fazia o café da manhã, mas posso comer uma tapioca junto com o suco como uma refeição ( no caso o café da manhã) ?

    • Reply Carol Morais at

      Amiga, comida de verdade pode sempre. Come a tapioca com recheio, de preferência com alguma coisa com fibras 😉 Bjs

  • Reply luci at

    Amei a dica.
    Adoro tapioca ,mas sempre usei estas compradas prontas.
    meus recheios prediletos são os pates que eu mesma faço de
    grão de bico
    beringela
    ricota
    as vezes faço tambem com sobras de salada verde.

  • Reply ANTONIO FERMIN at

    recomendo fazer tapioca recheado com castanha da amazonia, trata-se de alimento saudável e natural, e gostoso

  • Reply Maicon at

    Carol, bom dia. Vi um comentário onde diz sobre manteiga na tapioca. Pra quem está fazendo uma dieta sem glúten, lactose e gorduras, a manteiga não atrapalharia esta dieta? Entre manteiga e margarina, qual a mais vilã?
    E parabéns pelo Blog, está muito bacana.

  • Reply FLAVIO PEREIRA DOS SANTOS at

    Olá, aboli o pão por causa do glúten melhorou minhas dores articulares. Gosto de passar geleia de morango natural e requeijão light fica uma delicia, ou então para quem pode geleia de pimenta. Azeite com um pouco de orégano nossa fica show.

  • Reply Valeria Maria at

    Para diminuir a quantidade de glúten, opto pela tapioca. Vou diversificando o recheio, as vezes só com manteiga, ou com queijo Cottage , ou queijo minas com tomate, manjericão e azeite, ou queijo de coalho, ou com coco. É só usar a imaginação……

  • Reply Douglas at

    Olá Carol, adorei seu site, muito bom ver seu empenho em ajudar as pessoas!!

    Bom, agora sim consegui esclarecer minhas dúvidas de como é feita a massa e as propriedades dela. Você falou neste post sobre procurar comer a tapioca recheada com alimentos com fibras, no caso a chia e a aveia fazem esse papel? teria mais alguma sugestão? como tenho forte tendência a engordar, me preocupo demais com minha alimentação, e gostaria de substituir alguma refeição pela tapioca em alguns dias da semana, pois adoro tapioca. O que me sugere? café da manhã seria a melhor opção?

    Ps. visto que tenho uma vida de pobre brasileiro “trabalho e estudo” (risos), e pratico esporte todos os dias de noite das 23h00 às 00h00, qual seria a melhor hora para se colocar a tapioca em minha dieta?

    Sucesso!!! bjs

    muito obrigado desde já!

  • Reply Kathleen at

    Olá sou de Belém do Pará, e aqui e comum comermos tapioca. Eu por exemplo como com margarina ou manteiga, estou de dieta, será que esse recheio interfere em alguma coisa?

  • Reply antonio aparecido dos reis at

    bom dia adorei suas receitas e o modo de voce esplicar o modo de fazwer a tapioca tenho 67 anos sou ressecado tenho as vezes que tromar remedio pra ir ao banheiro acho que voce vai me passar uma receita de alimentos e tapioca que vai me ajudar muito achei muito interessante o modo de vove ensinar fazer as coisas bolha tenha um final de semana bem gostoso tudo de bom tyau

  • Reply NATALIA OLIVEIRA DE VASCONCELOS at

    Acrescento a fibra na minha tapioca assim:
    Com a goma já molhada e peneirada misturo aveia em flocos na proporção de 2 colheres de sopa da massa pronta : 1 colher se sopa da aveia. E se você for apaixonada por linhaça ou gergelim pode incluir os grãos mesmo depois que coloca a mistura na frigideira. Fica delícia!!!

  • Reply Danielly Freitas at

    Eu fiz pela primeira vez….coloquei tomates uma fatia de presunto e frango desfiado com orégano, pimenta calabresa, pimenta do reino …..ficou otimaaa

  • Deixe um comentário