Receitas

Como fazer tapioca: receita fácil e rápida

Que tal substituir, ao menos de vez em quando, o pão nosso de cada dia por tapioca? Sabe que acho que se Jesus tivesse nascido por estes lados, o “pão da vida” seria a tapioca?! Quer coisa mais simples e acessível do que um alimento feito só à base de mandioca e água?

A tapioca é mais um daqueles pratos típicos do Brasil que fazem sucesso em todo lado. Alimento de origem indígena, é muito comum nas regiões norte e nordeste do país. É aquela comida que toda boa mãe ou avó nordestina ou nortista sabe fazer. E é por isso que a tapioca está presente no Brasil todo…

A sua preparação é muito simples: da mandioca é extraída a goma, ou o polvilho doce, que é misturado à água e pronto! Aí está a tapioca, ou o beiju – que linda a variação do nome, não é ♥.

Falando em beiju, bisous, bijoux… Arrisco-me a dizer que a tapioca está para os brasileiros, principalmente do norte e nordeste do país, como o crepe está para os franceses. Uma receita fácil, que dá para fazer em casa e se desenrascar com rapidez. E o resultado dificilmente sai mau!

Propriedades da tapioca

A tapioca é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso é interessante e muito útil adicionar chia ou linhaça em sua massa.

Tapioca engorda?

Como já dissemos, a tapioca é rica em carboidratos simples, não é muito nutritiva e nem é propriamente a Oprah Winfrey das proteínas. Por outro lado, tem aquelas propriedades positivas que já falamos, principalmente ser livre de glúten. Por isso, pode entrar na sua dieta como alternativa ao pão, pois é mais saudável. Mas com moderação.

O grande perigo da tapioca pode estar no recheio que você escolher, aí sim a tapioca engorda! Por isso, cuidado com o que escolhe para rechear a tapioca! E ainda assim, moderação com o beijuzinho… Não abuse! Por não ter fibras, o polvilho da tapioca, em excesso, pode prejudicar o trânsito intestinal.

Uma maneira de equilibrar as coisas é usar como recheio, alimentos com fibra e ricos em nutrientes 😉 Agora, finalmente, veja como fazer tapioca.

Receita de tapioca

Ingredientes:
– Polvilho doce
– Água

Sobre as quantidades, depende de quantas tapiocas você quer fazer. A quantidade de polvilho é entre 70g e 80g para uma tapioca, com 15 cm de diâmetro.

Modo de preparo:
Adicione água aos poucos e “meta a mão na massa”, misturando o polvilho até que fique todo úmido. Depois use uma peneira para separar a goma fininha, que é a que você vai usar. Agora é só espalhar a massa numa frigideira antiaderente, aquecida a fogo médio alto, e assar de ambos os lados. Não deixe ficar muito seca, pois pode quebrar na hora de dobrá-la. Não é preciso untar a frigideira com nada!

Sugestões de recheios saudáveis e deliciosos:
Ovo mexido com uma pitada de sal e azeite a gosto, banana com canela, refogado de berinjela com tomate, tofu com ervas e azeite… Agora que vocâ já sabe como fazer tapioca, invente recheios saudáveis, saborosos e diferentes! E depois vem aqui contar 😉

Beijos,
Carol Morais

Veja também:

Previous Post Next Post