Dicas

Como fazer uma horta vertical criativa

Você é daqueles que vive dizendo que queria ter uma horta em casa para ter sempre ervas frescas, mas não tem espaço? E quem foi que disse que é preciso ter um quintal enorme para ter uma horta?! Faz uma horta vertical!

Hoje em dia, os espaços domésticos estão ficando cada vez menores, mas nós precisamos saber aproveitar ao máximo o pouco espaço que temos para encher nossa vida de alegria. Por isso que é a horta vertical é uma excelente ideia.

E então, já está super animado com a possibilidade de ter as suas próprias ervas fresquinhas para aromatizar e dar sabor às receitas, ali mesmo em casa, à mão, na hora de cozinhar?

A horta vertical pode ser feita em espaços super pequeninos! Numa varanda ou até mesmo na cozinha… Basta ter atenção com a luz, o ideal é que o lugar não esteja exposto ao sol por muitas horas, quatro horas seria o suficiente, porque algumas ervas são muito delicadas. Mas depende muito da erva que você vai plantar, o melhor é seguir as indicações da embalagem das sementes.

Então, vamos nos inspirar?!

Ideias criativas de horta vertical

1. Horta vertical na sapateira:

Esta ideia é muito simples e criativa, basta colocar as mudinhas no lugar dos sapatos e voilá!

fale-com-a-nutricionista-horta-vertical

2. Horta vertical com garrafa PET:

Dê um fim digno às garrafas pets, já que o que elas traziam dentro originalmente não era lá grande coisa! Use-as como vaso para as suas ervas. Você pode pendurá-las por cabos no teto (como na foto), ou fazer uma armação em madeira. Uma escada ou estrado velho de cama também podem servir maravilhosamente como suporte 😉

horta-vertical-garrafa-pet

3. Horta vertical com tubos de PVC:

Esta ideia também é super prática e barata. Escolha um tubo de PVC de 100mm, corte-o (como na foto) e pronto! Você pode prender na parede com  cabos na altura que desejar. Se quiser dar mais graça à sua horta vertical, você pode pintar o tubo! Mas pinte depois de cortar e antes de fazer a horta.

fale-com-a-nutricionista-horta-tubo-pvc

Cuidados para preparar as mudas da horta vertical

Independentemente do que você for plantar, é importante colocar argila expandida, antes da terra com o composto orgânico, que é para a terra não ficar encharcada e as raízes não apodrecerem. E lembre-se: nada de agrotóxicos!

E então, o que você vai plantar na sua horta vertical? Cebolinha, salsa, alecrim, manjericão, hortelã…

Beijinhos aromatizados,
Carol

Leia também » Como preparar água aromatizada.

Previous Post Next Post