Dicas

Como germinar brotos: trevos da saúde

A partir de hoje, nós teremos a nutritiva e saborosa colaboração no blog da Carla Cabral, que é uma nutricionista das nossas! A Carlinha é do Rio de Janeiro e é a profissional habilitada a realizar o Detox Gourmet Carol Morais na cidade maravilhosa! Obrigada e seja bem vinda, Carlinha! 

Beijos,
Carol

receita-salada-broto

Texto de Carla Cabral*

Você, que busca uma vida saudável, certamente já ouviu falar dos benefícios dos brotos na alimentação. Os brotos eliminam toxinas, ajudam na digestão e causam saciedade. Mas você já pensou em germinar os seus próprios brotos em casa? Sabia que é super fácil?
Muito bem, se você ainda não conhece essa maravilha, vamos começar do princípio e aprender já como germinar brotos.

O que são brotos?

Os brotos são as sementes dos vegetais em fase de crescimento. Ou seja, são vegetais vivos e são fundamentais para uma alimentação rica e saudável, além de serem excelentes fontes de Coenzima Q10, que faz muito bem ao coração, cérebro, rins e fígado.

Até os 25 anos, possuímos uma síntese máxima endógena de Coenzima Q10. Depois disso, começa a haver um declínio de produção, e por isso é tão importante a ingestão frequente de alimentos que nos ajudem a suprir essa carência, favorecendo a longevidade e a qualidade de vida.

Os brotos são obtidos a partir da germinação das sementes. As sementes são miudinhas e em primeiro momento é difícil acreditar que pode haver vida ali, mas ela reúne a potencialidade total daquele ser vivo que aguarda o momento de vir a ser. Quando encontra as condições que precisa (água e luz) cresce numa explosão máxima e mostra ao mundo porque veio. É muito interessante ver esse processo e, além disso, você tem um alimento extremamente nutritivo ao seu alcance.

Como germinar brotos?

Para começar vamos germinar as sementes de Trevos (da saúde e sorte), que podem ser encontrados em prateleiras de lojas de produtos orientais e supermercados. Dê preferência às sementes orgânicas.

1◦ etapa
De manhã: coloque as sementes em um vidro, tampe com o filó e prenda com um elástico. Isso vai facilitar a lavagem. Lave bem as sementes descartando a água 5 vezes. Encha o vidro com água e deixe as sementes de molho até o período da noite.

semente-broto-carol-morais

2◦etapa:
De noite: escorra a água do molho e lave bem a semente, enxaguando-as por 5 vezes.

germinar-broto-carol-morais

3◦ etapa: coloque o vidro com a semente, agora úmida, num local inclinado (45◦), de maneira que possa pegar ar, escorrer o excesso de água e ficar na sombra (pode usar um escorredor de pratos, por exemplo).

broto-germinar-carol-morais

4◦ etapa: nos 5 a 6 dias a seguir, lave pela manhã e pela noite, retornando ao local inclinado.

brotos-carol-morais

Colheita: as sementes de Trevo largam as cascas quando se desenvolvem. Lave os brotos com delicadeza para retirá-las antes de usar.

salada-broto-carol-morais

Agora que você já sabe como germinar brotos, já pode usá-los à vontade em diversas saladas e outras receitas. Além de muito gostoso, é super nutritivo.

»Leia também: O que é umeboshi?

*Carla Cabral
É nutricionista com Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria, graduada pela UFRJ. É Personal Diet, é do Rio de Janeiro e é a profissional habilitada a realizar o Detox Gourmet Carol Morais na cidade maravilhosa!

Previous Post Next Post