Receitas

Como preparar quinoa

A quinoa é uma planta nativa da América do Sul, ela vem da terra dos nossos hermanos bolivianos, chilenos, peruanos e colombianos. A quinoa é um grão super saudável e que tem uma riqueza sem fim de nutrientes. Só que ela ficou muito tempo sumida dos nossos pratos, porque acabamos por substituir este grão por outros na nossa alimentação, por influência da dieta europeia dos nossos colonizadores. Mas agora estamos redescobrindo a quinoa unginda de saúde pelos Incas!

Como cozinhar quinoa

Lá no blog da fofa da Pat Feldman, já foi publicado uma receita minha de como cozinhar quinoa, mas aqui vai mais uma receitinha. Se você reparar, é parecido com o preparo do arroz integral.

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de quinoa em grãos
  • 1 colher de sopa de manteiga de óleo de coco ou 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: A quinoa deve ficar entre 6 a 12 horas de molho em água filtrada. A água deve ser o suficiente para cobri-la totalmente. Coloque umas gotinhas de limão na água. Antes de cozinhar, escorra e enxague os grãos numa peneira e depois reserve.

Refogue a cebola e o alho no azeite em fogo baixo até murchar, adicione um pouquinho de água se necessário, mas não deixe queimar, adicione então a água e a quinoa. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que a quinoa esteja cozida.

A quinoa preparada assim, pode ser usada no lugar do arroz, por exemplo, como nesta receita de risoto. Mas também pode ser usada na salada (sempre cozida), e onde mais a sua imaginação e paladar permitirem, como num preparo com legumes e vegetais.

Beijos,
Carol

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