Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Como salgar os alimentos

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não dá sabor aos alimentos.  O sal é um tipo de ajuste final, por isso é que sempre dizemos “ajustar o sal”. Ele apenas realça, favorece o alimento a mostrar o seu melhor.

O ideal é que seja acrescentado no final, depois que o alimento já teve a oportunidade de mostrar todo o seu potencial, mas falta na boca aquele detalhe. É o sal.

E sal tem que ser pouco e do bom. Os refinados, refinaram tanto que tiraram o Iodo orgânico, necessário ao nosso organismo. É mesmo bem estranho esse negócio de refinar pra depois voltar a colocar aquilo que se perdeu no refinamento. E o que é pior, de má qualidade. Em forma química, que nosso organismo não aproveita tão bem.

Que tipos de sal usar para cozinhar?

  • Flor de sal para finalizar e trazer além do sabor a textura.
  • Cinza de Guerande para cozinhar, grosso, e rico em nutrientes com magnésio, nosso mineral mestre. Ou ainda aqueles sais de rocha como o do Himalaia e tantos outros que tem chegado por aqui e que estão fazendo sucesso porque o nosso só chega assim, refinado demais, com vantagem de menos. Queria eu, um dia, que pelo menos uma parte do nosso sal, viesse assim, ao natural, com tudo o que o mar tem a oferecer… Um dia, quem sabe.

Beijos,
Carol

Previous Post Next Post