Dicas

Como usar azeite de oliva

como-usar-azeite-de-oliva

Nós já falamos em outro post sobre os benefícios do azeite de oliva, mas antes de sair enchendo a panela, o prato e o corpo de azeite, há otras cositas más que vocês precisa saber!

Uma colher de azeite tem cerca de 90 calorias. Certo, mas isso não é nada comparado ao que o bonitinho tem de bom! (E por acaso você ainda conta calorias? Que ano é hoje Brasil?!).

A outra coisa é que existem diferentes tipos de azeites com níveis de acidez diferentes. O melhor, mais puro, mais benéfico, mais maravilhoso e do bem é o AZEITE DE OLIVA EXTRA-VIRGEM, que por norma tem que ter obrigatoriamente menos de 0,8% de acidez. Mas eu recomendo com acidez abaixo de 0,5%. E quanto menor o nível de acidez, melhor ainda!

O azeite extra-virgem nunca, never ever, deve ser usado para frituras! Ele deve ser usado em saladas, molhos , para saltear e, em alguns casos, para cozinhar. Isso porque se o azeite extra-virgem for exposto a altas temperaturas, perde parte das suas melhores propriedades!

»Escreve aí no post-it mental: azeite extra-virgem, com acidez abaixo de 0,8% (para mim 0,5%!), em saladas, molhos e salteados, é tudo bom, é tudo de lindo. Só não exagere 😉

Há outros tipos de azeites que suportam melhor temperaturas mais altas, como os azeites puros, que têm acidez mais elevadas, acima de 3,0%. Mas ainda assim, cautela. A questão é que com a temperatura muito elevada, acima de 160º, o azeite começa a criar radicais livres e vai perdendo as características positivas…

Mas aí você me pergunta: Carol, então o que eu uso para fritar? A minha recomendação é sempre evitar frituras! Prefira assados, cozidos e grelhados!

» Outro post-it mental: quando for comprar azeite, observe atentamente o rótulo da embalagem, se na embalagem estiver escrito “extra-virgem” tem que ter menos de 0,8% de acidez. Se tiver 0,3% ou 0,2% é uma maravilha! Ah, e outra coisa: como a linda da @PatFeldman gosta de lembrar, a acidez não se nota no sabor.

MAIS UMA COISA MUITO IMPORTANTE: Cuidado para não levar gato por lebre! Recentemente, foi realizada uma pesquisa que descobriu vários azeites fakes e adulterados! Veja a lista das marcas de azeite que dizem ser extra-virgem e nem azeite são, e fuja delas!

Beijinhos,
Carol

Veja também » Manteiga ou margarina?

Previous Post Next Post