fbpx
Dicas

Dia Mundial da Alimentação

detox gourmet carolmoraisE se seu prato fosse menor, correspondendo exatamente aos 20% que você desperdiça em cada refeição? Foi a partir dessa ideia que a empresa Eco Benefícios criou um prato de formato diferente e, mais, espalhou um vídeo mostrando a experiência de pessoas ao encontrarem a louça em um movimentado restaurante de Porto Alegre. A intenção da ação, realizada em agosto, é estimular a reflexão sobre o desperdício de comida no Brasil até o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

Além do choque das pessoas ao se depararem com o prato estranho (rs), o vídeo desperta a atenção com dados chocantes. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos, mas desperdiça 39 mil toneladas por dia, o que alimentaria 19 milhões de brasileiros. Em todo o mundo, aliás, 925 milhões de pessoas passarão fome no mundo, enquanto 20% dos alimentos vão para o lixo todos os dias no Brasil. Ao final, o vídeo propões reduzir os 20% para zero. Claro que a proposta depende de toda uma cadeia de produção, mas em casa já dá pra fazer a nossa parte.

Reuní algumas dicas que já são um bom início. Veja:

· Planeje suas compras fazendo uma lista do que realmente será consumido naquela semana, por exemplo.

· Dê preferência a vegetais da estação. Além de estarem mais frescos e saborosos, correm menos risco de estragar na geladeira.

· Cheque a temperatura da geladeira. Muitas vezes ela não está regulada e nem percebemos.

· Acondicione devidamente os alimentos.

· Reaproveite as sobras com a sua criatividade. Aquele arroz integral do dia anterior, pode virar um arroz de forno, por exemplo, com o acréscimo daqueles vegetais que já estão perto de perder.

Beijinhos, Carol!

Previous Post Next Post