fbpx
Dicas

O que é umeboshi?

umeboshi-como-comer

Há algum tempo falei sobre o assunto lá no blog Dedo de Moça e, em seguida, ele foi pauta do Jornal Nacional.  A curiosidade aumentou e, por isso, compartilhamos o texto por aqui.

“Parente” do damasco, o umeboshi é uma ameixa usada na forma de conserva salgada. Apesar de pouco conhecido, faz um bem danado para a saúde. Os orientais costumam dizer que “um umeboshi por dia é o segredo da longevidade”.

O ditado faz todo o sentido. Essa ameixinha tem o “poder” de restaurar o pH sanguíneo, condição essencial para que todas as reações metabólicas ocorram adequadamente. Dessa forma, pode ajudar desde os marombeiros que querem ganhar massa magra até para quem se preocupa em afastar a osteoporose.

Benefícios do umeboshi

O umeboshi  pode contribuir para melhorar a sua imunidade, e é fonte de ferro, cálcio e fósforo. Também é muito usada para melhorar náuseas e para auxiliar na digestão.

Pesquisando, descobri que em 1978, ou seja, há mais de 30 anos, Gilberto Gil (disco “Cidade de Salvador”) escreveu uma música chamada Umeboshi, ressaltando os “poderes” terapêuticos da ameixinha salgada. Na música diz:

“Umeboshi cura qualquer saúde
Umeboshi cura qualquer doença
Umeboshi cura tudo porque veio do Japão
Foi cultivada na terra
Onde teve uma explosão”

Não tô falando que ela é gostosa e saudável?!

Como usar o umeboshi

A maioria dos clientes para quem já prescrevi estranham o gosto. Diquinha? Utilize bem picadinho no arroz integral ou na salada, ou consuma que nem remédio mesmo, uma por dia. Só cuidado com a semente!

Contra indicações? Pessoas com restrição ao sódio, após avaliação de nutricionista funcional.

Os lugares mais prováveis de se encontrar são casas que vendem produtos de culinária japonesa e empórios de produtos especializados.

E aí, vamos começar a semana com algo novo?

Beijos,
Carol

Leia também » Para que serve a chia

Previous Post Next Post