Dicas, Receitas

Gelatina faz bem ou faz mal?

 gelatina

De que é feita a gelatina?

“…substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter FERVENDO certos produtos ANIMAIS, como OSSOS E PELE…”

É assim que se faz a gelatina, aquele pózinho que depois de misturado com água quente e gelada se transforma em doce (?) com gosto de ROSA, VERMELHO, AMARELO ou VERDE, assim como aqueles sucos em pó de saquinho, porque se em algum dia pretenderam fazer desses sabores algo parecido com alguma fruta, passaram longe, bem longe…

Mas voltando a gelatina, essa queridinha de 11 entre 10 “receitas de dieta de revista”, para enganar a fome (affe, pra começar que fome não se engana e ponto final, mas isso é tema pra outro dia de conversa).

“Lanche da manhã-> gelatina, lanche da tarde-> gelatina, sobremesa-> gelatina”. Resultado? Você colocando pra dentro uma proteína animal (difícil digestibilidade e potencial alergênica) de origem e processamento duvidosos, carregados de corantes, adoçantes e outros aditivos que vão trazer qual vantagem mesmo? Encher a barriga? Ah! Me economizem. Chega dessa palhaçada colorida chamada gelatina. Um pouco mais de dignidade, por favor. #comidadeverdade

Os Super Alimentos: Quinoa, Goji Berry, Maca Peruana, Açaí e Chia

Qual a razão de se comer algo que traz um monte de malefícios?

Justificam a utilização dela como sendo prática e saborosa. Oi? Prática? Ferve a água, esfria a água, reza 5 ave marias pra ela dissolver por completo… Com relação ao sabor eu não vou nem comentar, porque você sabe né? Gosto não se discute… Apesar que outro dia vi que agora tem até gelatina azul, fiquei imaginando o gosto e só me veio uma coisa na cabeça -> Césio.

Pois é esses sabores e cores, são bem perigosos, já que funcionam como toxinas dentro do nosso corpo, e essas quando não biotransformadas (longo processo realizado pelo fígado que consiste em transformar substâncias lipossolúveis potencialmente tóxicas em hidrossolúveis para serem eliminadas), vão se alojar, por segurança, no tecido adiposo, esse lindo (?) tecido  que hoje já sabemos é ativo, tem caráter metabólico, endócrino e inflamatório, favorecendo o desenvolvimento da obesidade.

Gelatina faz mal e ponto final

Aí você queridinha (o) que acha bonitinho (geração Bocão Royal certeza) seu filhinho, filhinha ou sobrinho comer essa coisa “geme geme” colorida, fique sabendo que tipo de metabolismo se constrói com gelatina.

Gelatina deveria entrar no hall de bobagens, definitivamente. Precisa falar ainda sobre o açúcar? Ou pior, sobre os adoçantes artificiais (cicuta nossa de cada dia), que tem (entre outras coisas) a capacidade de aumentar o número de receptores intestinais de GLICOSE, a fome, a obesidade… Pois é… Os adoçantes…

“Nossa dotora mas gelatina é rica em colágeno que deixa a nossa pele bonita e não tem calorias, nem gorduras.” Se pudesse eu desenhava, mas meus talentos (ainda) são limitados. Mas vou tentar esclarecer em 3 tópicos para você esquecer a gelatina:

1. O colágeno ingerido, não necessariamente será aproveitado como tal, já que ele será transformado em aminoácidos para poder ser absorvido no intestino. O ideal é cuidar das fontes de aminoácidos (proteínas) e também dos outros precursores envolvidos na formação do colágeno, como o silício, por exemplo.

 2. Não ter caloria, não significa que o nosso corpo vai entender assim, o nosso corpo não é e não funciona como uma caixa registradora, são milhões de reações BIOQUÍMICAS COMPLEXAS envolvidas na produção ou utilização de “calorias”  e consequentemente engordar ou emagrecer não é simplesmente um jogo de contar calorias, e sim, fundamentalmente, essencialmente e principalmente CONTAR NUTRIENTES, que é o que realmente manda no nosso organismo…

3. Um alimento ser pobre em gordura, não faz dele em momento algum um alimento saudável. Ao contrário, A GORDURA É ESSENCIAL E INDISPENSÁVEL AO FUNCIONAMENTO ADEQUADO DO ORGANISMO (coloquei em caixa alta que é pra ver se o mundo para com essa “gracinha” de brigar com as gorduras). Obviamente que o que faz a diferença é a qualidade dessa gordura.

E se depois disso tudo você quiser comer gelatina ou pior dar pras crianças porque os pobrezinhos já APRENDERAM a achar gostoso. Pode ficar tranquilo (a) existe uma opção legal, de origem vegetal e que pode ser sim, saudável, ajudando até no funcionamento intestinal. Se chama AGAR-AGAR, e é a base de polissacarídeos (carboidratos) obtido das algas e funciona também como fibra.

Dizem que para nos recordarmos das propriedades da alga agar-agar, bastava pôr-lhe um “c” atrás. É Fibra minha gente, ou seja, regula o intestino, que maravilha!

Você mistura com suco de frutas (de verdade com gosto e tudo mais). E substitui lindamente aquela “coisa que vem dos bichinhos fervidos por horas” e ainda faz bem pra sua saúde.

Geme geme uhu… Geme geme ahhh!!!

Leia também » Alimentos não saudáveis

Previous Post Next Post

118 Comentários

  • Reply Alice at

    Amei esse post! parabéns! Parece que to ouvindo você falar! A gente lê e tem a impressão de estar te ouvindo, tão gostosa é a leitura. Adorei a dica, a informação, tudo!!! Super beijo, querida!!!

    • Reply JAINY FERRAZ MONTEIRO at

      amei a forma que se expressou ao passar para as pessoas tamanha informaçao

  • Reply Michelle at

    adorei a dica… vi agar-agar no mercado… comprei… mas não sabia que ele é bem melhor que a gelatina.. VALEUU =]

  • Reply Amanda at

    Adorei seu blog Carol!Em breve te mando meus dados.Minha vida anda um agito só rs Beijinhus

  • Reply Ana Flávia at

    Adorei o blog! Serei fiel leitora! Onde vc costuma encontrar agar-agar aqui em Goiânia? bjos =*

    • Reply Carol Morais at

      Olá Ana Flávia, vc irá encontrar nas lojas de produtos naturais -> K na Terra (av. T-63); SEivas e Aromas, etc…Fico muito feliz que tenha gostado!!! bjinhos

      • Reply Ana Flávia at

        Muito obrigada Carol… aguardo ansiosamente mais publicações!!
        =* bjo

  • Reply Carol Morais at

    Muito obrigada Francis! Fico feliz! Bjinhos

  • Reply keliane at

    Que medo, minhas filhas amam gelatina e não comem pouco não, vou abolir essas caixinhas da minha compra.
    O que é uma pessoa sem informação, fiquei chocada.
    bjuss

    • Reply walker at

      EXISTEM GELATINAS SEM COR NEM SABOR, Q Ñ CONTEM ADITIVOS QUÍMICOS NEM CORANTES,ESSA SIM RICA EM PROTEÍNA FAZ BEM A SAÚDE SEM PREJUÍZOS,MISTURE C/ SUCOS DE FRUTA. DEPENDENDO DA FRUTA NEM PRECISA ADOÇAR. SEI LÁ MUITO IMPRECISO ESSE POST!!!!!!!!

  • Reply Amanda at

    Odeio gelatina! Ainda bem q eu li este post e fiquei sabendo que não presta mesmo!!! Minha mãe sempre quis me enfiar gelatina…

  • Reply Clarissa at

    Oi Carol, parabéns pelo blog, vim parar aqui pela indicação da Lalá Noleto. Vc é super bem humorada, adorei! Fiquei impressionada com as informações negativas sobre a gelatina e curiosa sobre um comentário que fez sobre os adoçantes: cicuta (hãn??????!!). Poderia fazer um post sobre eles, sei que a sucralose é mais indicada do que os outros, mas ela faz mal tbm? Quem substitui o açúcar por ela apenas por questões de peso está fazendo mal? Bjok

    • Reply Carol Morais at

      Olá Clarissa, adoçante não faz bem mesmo… A sucralose ainda é uma das mais indicadas, mas tb tem algumas restrições quanto ao uso, por exemplo para quem tiver problema de tireóide. Adorei a idéia do post. Obrigada. Bjos

      • Reply Carolina at

        Oi Carol,
        Eu tenho hipotiroidismo e uso zero-cal mas estou tentando mudar para a sucralose. Só qie li aqui nos coments que não é bo…vc poderia me explicar o porquê? Fiquei meio preocupada.
        Obrigada,

  • Reply Suzana at

    Dra Carol,

    Tomo suco Clight nos intervalos do trabalho, assim evito café e outras guloseimas. Faço mal? Os adoçantes do Clight leva ao ganho de peso? Eleva o nível do açúcar sanguíneo?

    Obrigada

    • Reply Carol Morais at

      Olá Suzana,
      o ideal no intervalo das refeições é tomar água e no horário dos lanches consumir alimentos como frutas e castanhas. O ganho de peso não pode ser relacionado a um produto alimenticio apenas. É uma série de fatores que levam ao ganho de peso, assim como ao emagrecimento. Prefira sempre alimentos, ao invés de produtos alimentícios. Obrigada. Carol

  • Reply fabi at

    acabo de conhecer o blog, e a blogueira me ganhou com esse texto! parabéns

  • Reply Ana Paula at

    Carol,

    Tem alguma restrição ao tomar aqueles “saches” de colágeno com vitamina E diluídos com água?

    • Reply Carol Morais at

      Ana Paula, todo suplemento deve ser prescrito por profissional habilitado. Nesses moldes podem trazer beneficios.

  • Reply Laninha at

    Sério, eu jurava que gelatina era boa para saúde, minha tia toma até dissolvida em água (igual suco).
    Muito bom, essa matéria, vou indica-lá a minhas amigas, eu estou tentando emagrecer, e criei um blog onde todas tem esse mesmo objetivo.
    Bom saber que a gelatina, não é a minha aliada na perda de peso.

    Obrigada pelas dicas.

    Atenciosamente Weslaine

  • Reply escolhas além da ecobag 1 : lendo todos os rótulos « fora de si at

    […] e provocar ataque de asma? comprou um iogurte natural desnatado  e viu nos componentes  “gelatina” , que se obtém fervendo certos restos de produtos animas como ossos e pele ?  deixou de […]

  • Reply maria jose das graças caramori at

    Olá Doutora,

    Sou pesquisadora de nutrição e uso a gelatina caseira extraida de pés de frango há anos e sua publicação me deixou preocupadissima. É a primeira vez que vejo algo assim, inclusive no blog “come-se” uma colega sua ensina a fazer o internacional manjar branco! Gostaria de saber dados tecnicos do uso da gelatina de pés de frango! E claro,não uso corantes, embora de forma caseira podemos obter varias colorações apetitosas, mas não faço porque tenho que incentivar o menos possível minha fome! Mas gostaria de saber quais alimentos poderiam incentivar a produção de colageno, na sua opinião.grata

    • Reply Carol Morais at

      Olá Maria José a gelatina sem corantes e conservantes não é tão ruim. Porém também, não garante a produção de colágeno, que além dos aminoácidos envolvidos na sua construção, depende de outros nutrientes e condições envolvidos em sua síntese. Como por exemplo o silício. Este pode ser encontrado no chá de cavalinha. Entao de maneira geral eu acredito que para uma boa produção de colágeno endógeno é importante, além de um organismo saudável, o consumo de todos os nutrientes envolvidos. Muito obrigada pela contribuição. Um bjo Carol

  • Reply Priscila at

    Oi Carol,

    Gostaria de saber a respeito da geléia de mocotó…ela é ruim como a gelatina ou é mais saudável
    Abçs
    Priscila

    • Reply Carol Morais at

      Priscila,
      eu não costumo prescrever a geléia de mocotó porque acredito que tem fontes mais interessantes de proteína, e principalmente porque normalmente ela é adicionada de muito açúcar. Mas ela pode ser uma opção interessante e prática para alguns atletas em algumas situações específicas. bjos Carol

  • Reply Raquel at

    Oi Carol, tudo bem? E sobre o agar agar, vc tem alguma receita? Como usa-lo? Obrigada.
    Bjs

    • Reply Carol Morais at

      Oi,
      Acho agar-agar super legal. Depois vou colocar uma receitinha aqui. Bjinhos

      • Reply marcio at

        ola carol , a gelatina diet faz bem ?

        • Reply Carol Morais at

          Nenhuma e nem outra… eu, particularmente, não trabalho com produtos alimentícios diet e light :S

  • Reply LIVIA at

    Adorei estas informações sobre a gelatina que eu achava tão inocente. Eu estou besta! Você acredita que a minha irmã estava doente do intestino, evacuando líquido varias vezes por dia.Consultou um medico e ele disse que ela estava com infecção intestinal, e recomendou que ela comesse gelatina. Não me pergunte porque.
    Carol, obrigada pelas dicas. Não quero mais saber de gelatina.

  • Reply andrea costa at

    Oi carol,

    Me preocupo muito com a alimentação do meu filho de 2 anos. Foi assim q achei seu excelente site! Normalmente, sempre q encontro, só utilizo produtos organicos em sua alimentação. Quando começou a comer gelatina eu fui ler os ingredientes, daí fiquei revoltada pq eles colocam adoçante em um alimento muiiito usado por crianças. Fui reclamar com os fabricantes via web e disseram q seguem a orientacao da SBP q era para diminuir o consumo de açucar e a obesidade infantil. Questionei a SBP a indicacao do adocante em produtos infantis e nunca me responderam… rsrsrs. Meu filho não tem nenhum problema com o peso mas algumas maes deveriam ser interditadas pois dao alimentos altamente caloricos e nada nutritivos as crianças (sorvete, refrigerante, batata frita, etc). Ante a minha reclamação a oetker me respondeu que tem a Minha Gelatina (um pouco mais cara) mas é produzida com corantes naturais (polpa de cenoura, beterraba e a fruta do sabor) e com açucar organico. Sem conservantes. Vc poderia dar uma olhada nos ingredientes e me dizer se ela ainda assim faz mal? É q meu filho adooora gelatina e eu faço quase todos os dias. O pediatra disse q nao tem problema mas ele nao liga pra alimentaçao organica, diz q é uma opção dos pais…

    Aguardo seu comentário.
    Obrigada,
    Andréa

    • Reply Carol Morais at

      Olá Andréa, entrei no site mas não consegui ver a composição completa dos ingredientes. Se vc puder entrar em contato com eles para sabermos direitinho. Obrigada, bjinhos Carol

      • Reply andrea costa at

        Oi Carol,

        Obrigada pela resposta. Vou te descrever os ingredientes que estão na caixa da de abacaxi q tenho aqui:

        Açúcar orgânico, gelatina, polpa de abacaxi, polpa de cenoura, vitaminas A, D, B1, B2, B6, Ferro, Zinco, Reguladores de Acidez Ácido Fumárico e citrato de sódio, aromatizante e corantes naturais cúrcuma e urucum.

        Aguardo seus comentários.
        Obrigada,
        Andréa

    • Reply Denise Garcia at

      Se seus(as) crianças gostam de gelatina é só substituir por agar agar e suco de fruta, fica otimo e ainda fica firme em temperatura ambiente, pode fazer balas também. ?.etc…..

  • Reply andrea costa at

    Oi Carol, estou repetindo sua msg pq nao consegui localizar sua resposta…

    Obrigada pela resposta. Vou te descrever os ingredientes que estão na caixa da de abacaxi q tenho aqui:
    Açúcar orgânico, gelatina, polpa de abacaxi, polpa de cenoura, vitaminas A, D, B1, B2, B6, Ferro, Zinco, Reguladores de Acidez Ácido Fumárico e citrato de sódio, aromatizante e corantes naturais cúrcuma e urucum.
    Aguardo seus comentários.
    Obrigada,
    Andréa

  • Reply Equilíbrio at

    Olá, eu acho que a gelatina tem coisa ruins, mas tb boa…gosto do sabor e continuarei usando…e tb darei aos meus filhos até me convencer de que realmente não é totalmente saudável, assim como acredito que a salsicha e frituras não são indicadas para uma alimentação saudável…e mesmo assim ainda como e dou aos meus filhos com a devida moderação…pesquisarei mais sobre gelatina…obrigada por compartilhar preciosas informações de seu conhecimento.

  • Reply Angélica Ferreira at

    Adorei esse post, acabei de descobrir seu blog pq estou fazendo uma pesquisa sobre a gelatina… e sem querer vi um post exatamente igual ao seu nesse link aqui: http://www.ecologiamedica.net/2011/09/gelatina-por-que-faz-mal.html Acho que copiaram de vc…

    Parabéns pelo blog!!!

    • Reply Carol Morais at

      Olá Angélica, que bom que gostou do post. Esse post que vc cita é do blog do meu amigo querido o médico Frederico Lobo, ele pediu minha autorização para publicar e cita a fonte no final. 😉 Mas de qualquer forma, muito obrigada pelo carinho. bjinhos, Carol

  • Reply Marcia Araujo at

    Boa dia Carol, gostaria de saber quais são os benefícios do colágeno extraído do pé de galinha? Obrigada pela atenção.

    • Reply Carol Morais at

      Olá, Marcia! Não tenho conhecimento sobre o assunto. bjinhos

  • Reply Priscila at

    Posso dar agar agar para um bebê de 11 meses?

    • Reply Carol Morais at

      Bom dia! O ideal é que você cheque com o pediatra. Obrigada.

  • Reply Pietra at

    Olá, Carol. Sobre a gelatina sem sabor, você desaprova ela? E mais, para obtenção da gelatina é colocado algum produto químico ou ela é feita de forma mais natural?

  • Reply Camila at

    Olá, ameio o post. Mas me diz uma coisa, existe algum produto bom para substituir o adoçante para diabéticos? Algo que seja melhor?
    Bj

    • Reply Carol Morais at

      O açúcar de coco é um adoçante natural muito usado para substituir o adoçante artificial, e é cheio de nutrientes. Mas possui cerca de 3% de glicose. O melhor, antes de começar a consumir, é consultar o nutricionista. Bjs

  • Reply Lorena at

    meu mundo caiu

    • Reply Carol Morais at

      Ohhhh 🙁 Mas antes tarde do que mais tarde! Mas há muitas opções saudáveis e naturalmente coloridas para você adotar na sua vida 🙂
      Diga adeus à gelatina sem culpa! Ela tem cara de boazinha… mas não é flor que se cheire!

  • Reply Vanda S. Ferreira at

    Adorei a matéria e o blog, vou acompanhar. Sucesso!!

  • Reply Priscila Honorati at

    Carolina Morais,
    Sinto muito, mas foi uma das coisas mais bizarras que eu já li sobre gelatina. O seu post tem base científica? Com base no que vc escreve essas coisas?

    Gelatina não faz mal não… Se estamos falando de corantes, do edulcoraste (substância que substitui o dulçor do açúcar) aí é outra coisa… aí vc também deve deixar de comer TUDO que contenha corantes e edulcorastes. Já pensou no quanto vc come isso por dia em outros produtos?
    Voltando a gelatina… ela é feita a partir do colágeno (proteína), composta no organismo de muitos animais incluindo o nosso! Ela é de extrema importância para nós principalmente nós mulheres já que atua na preservação dos tecidos, pele, cartilagens…. Tem até barrinha de colágeno no supermercado hoje em dia ! A gelatina é a principal fonte de colágeno gente! Não faz mal não…
    Além disso, a gelatina tem um papel industrial nos alimentos… Creme de leite, cream cheese, sopas molhos, gomas… muitos alimentos levam a gelatina durante o processo industrial; a gelatina age como emulsificante, estabilizante e cria corpo nesses produtos…
    Esse post é aquele que cria falsos mitos na vida das pessoas…
    Priscila H
    Engenheira de Alimentos

    • Reply Carol Morais at

      Priscila, respeito a sua opinião e entendo que os produtos alimentícios são importantes para a sua profissão. Mas eu sou nutricionista, e os meus princípios seguem sempre a comida natural, integral e de verdade! Quanto mais alimentos de verdade e e menos produtos alimentícios, melhor. E sobre isso que falo no meu blog 😉 Bjs

  • Reply Priscila Honorati at

    *** edulcorantes

  • Reply Alessander Barros at

    Boa tarde Carol,achei muito legal seu site. Gostaria se possivel de um esclarecimento seu. Substitui o café da manhã com biscoito e pão, por leite de soja (adens)sem sabor,mel,uma castanha do pará,uma fruta(banana,maçã,mamão) a cada dia faço a vitamina com uma, e galatina de caixinha estas de mercado.Bato tudo no liquidificador. Gostaria de saber se posso substituir a gelatina de caixinha por agar-agar. ouvi dizer que a gelatina agar-agar e usada somente para quem quer perder peso,o que não é meu caso (tenho 1,82 altura e peso 80kg).Gosto do café o mais natural, qual a sugestão. Muito obrigado

  • Reply Tania Castro at

    Olá Carol! Eu li outro dia num site sobre algas marinhas que o agar agar TB não é muito bom, pq para ele ficar Branquinho, já que as algas não são branquinhas, utiliza-se vários produtos químicos que TB fazem mal….vc sabe algo sobre isso? Valeu, obrigada!

  • Reply Angelo Costa at

    Gelatina, faz me mal e pior que instantaneamente!!!Deixo meu voto para
    desmistificar essa treta!

  • Reply elisdangela pereira at

    sem palavrãs amei tudo que eu precisava saber

  • Reply Isabela at

    Oi, e a gelatina em pó sem sabor? Eles descrevem os ingredientes como sendo “gelatina” o que me faz pensar que pode ser somente a gelatina de origem bovina, mas será que é isso mesmo? Obrigada

  • Reply Iza at

    Obrigada pela informação. Já não gostava de gelatina, agora então…
    Só de saber do sacrifício animal já desanima, afinal sou vegetariana.

  • Reply Kaytiane at

    Pois eu não sou profissional e discordo com a senhora,pois já fui em uns 4 nutricionistas,( homens e mulheres) e todos eles falaram a mesma coisa, que a gelatina que encontramos nos mercantis da vida,não fazem mal, se comer todo dia também não tem problema algum,até porque se fizessem mal não estariam a venda, eles disseram apenas que o colágeno que tem nesses que vendem em supermercados,não fazem tanto efeito como os que vende em farmácia de manipulação, pó ou cápsula.Então?

    • Reply Carol Morais at

      Então que a gelatina tem outros ingredientes que eu não quero dentro do meu corpo, como corante e outros “antes”. Cada profissional tem um percurso e os seus princípios, estes são os meus 😉 Beijos

  • Reply Diana Silva at

    Desculpe, mas achei seu post ofensivo (e aparentemente) uma opinião muito pessoal.
    Acredito que tudo tenha um lado bom e ruim. Até mesmo água faz mal quando se toma de mais. Nem por isso tem uma campanha publicitária do tipo “não beba água”. Tudo é muito relativo. Desculpa, mesmo que você fala “não quero essas toxinas no meu corpo” quando você sai na rua você inspira carbono emitidos pelos carros e fábricas (a menos que você viva no meio do nada numa fazenda distante, o que duvido porque você tem internet). Se gelatina fizesse “tão mal” não seria servido em hospitais para pacientes.
    Enfim, eu li a sua “opinião” sobre a gelatina e está é a minha opinião.
    Que tal pro próximo post você fizer “os malefícios da água”?! rsrs

    • Reply Carol Morais at

      Diana, eu sei que o mundo está cheio de toxinas, mas se eu posso me proteger e escolher o que não quero consumir eu farei sempre isso 😉 E sim, muitas pessoas falam dos benefícios da gelatina, mas como eu conheço os malefícios, abro mão dos benefícios que ela possa ter… Bjs

  • Reply Graziele at

    Oi Carol… achei o blog em pesquisa por alimentação saudável e confesso que me apaixonei pelas dicas.:) Perdi toda manha de trabalho aqui no escritório só lendo os post rsrs. Mas esta valendo a pena.

    Já salvei nas paginas de favoritos e já virei fan. Amei, to achando tudo que precisava saber. Bj grande e Parabéns.

    • Reply Carol Morais at

      Que ótimo Graziele! Menina, cuidado com o chefe aí! ehehehehe Beijos e volta sempre!

  • Reply Rosália at

    Oi, eu achei um texto pretensioso e muito irônico. Muitos alimentos que consagramos como bom um dia pode ser o vilão e muitos que consagramos como ruins podem um dia ser considerados ótimos… Caso parecido é o da gordura animal( principalmente a de porco) que era considerada a grande culpada por ataques cardíacos e aumento de colesterol. Eu sempre questionei essa afirmação pq fui criada com gordura de porco e minha avó e toda a sua família tb e nunca tiveram nenhum problema de coração.. pensei comigo. Um dia descobrirão a verdade e dito e feito. O mesmo acontece com o ovo, que diziam ser o vilão responsável pelo colesterol elevado e hoje dizem, inclusive o nutrólogo Lair Ribeiro que podemos comer 20 ovos por dia que o mesmo não faz mal nenhum a saúde. O mesmo aconteceu com a quantidade de água que mandam a gente tomar que é de 2 litros por dia, mas já vi reportagens que são contra isso, dizendo inclusive que não é pra ninguém se entupir de água , pois a mesma sobrecarrega os rins e que só devemos beber água quando tivemos sede… Afinal, onde está a verdade? Pra mim uma verdade só é verdade, até descobrirem outra…

  • Reply karyna at

    Aff, e eu me achando, pensando que estava abafando comendo gelatina pra não comer chocolate, brigadeiros, bolos e outras maravilhas de sobremesa….
    Vou procurar esse tal de agar!!!
    ótima dica .

  • Reply Junior Oliveira at

    Gelatina é bonita e saaudável porra.

  • Reply walker at

    AAAAFE, TODOMUNDO SABE Q QND SE FALA EM GELATINA SAUDÁVEL, REFERE-SE Á GELATINA SEM SABOR!

  • Reply ivan at

    gostaria de saber se a gelatina de mocoto de boi que faço em casa,cozinhando o pe do boi e trando aquela gordura amarela que fica na superficie,e apos bato tudo no liquidificador(menos o osso)e cozinho com leite.esta e saudavel.

  • Reply Camila at

    Péssimo texto. Como escritora de um blog você deveria citar mais benefícios x malefícios e menos sua opinião, que diga-se de passagem é péssima quando se fala em gelatina. Ate uma pessoa totalmente leiga sobre nutrição sabe que é cientificamente comprovado que os benefícios da gelatina superam seus malefícios. Ja que você decidiu criar um blog use-o para o bem, não use para desistimular abitos saudáveis com sua opinião má formada sobre o assunto. Beijos

  • Reply Erick Luis da Luz at

    Olá doutora Carol, eu concordo plenamente com a sua teoria no geral, mas em detalhes, pode-se lembrar que isto tudo varia de biotipo para biotipo e de metabolismo para metabolismo, afinal cada caso é um caso e cada corpo é um corpo.
    A partir dai pode se reconsiderar a gelatina, por exemplo, no meu caso que sou Mesomorfo (Meso-ecto) com metabolismo de ectomorfo, ou seja, tenho facilidade pra musculatura definida, mas uma puts dificuldade pra ganhar massa e gordura (gordura principalmente), tipo, level 99. Eu não como gelatina e não gosto muito, mas minha mãe que é mais ou menos o mesmo biotipo, gosta de gelatina e gosta de cuidar da pele e ingerir fontes de colágeno e tals, então nesse caso gelatina só tem benefícios a oferecer, pra quem tem uma dieta balanceada é claro.
    Mas se for por Colágeno eu recomendo para as pessoas ai que apostem na aveia que possui a betaglucana e algumas frutas, oferecem mais benefícios e são fontes naturais.

  • Reply Denise Garcia at

    Gostei muito do seu texto…..Parabéns!

  • Reply Natália at

    Olá, tenho uma dúvida: a gelatina incolor sem sabor também tem esses malefícios?

  • Reply Gilson Machado at

    Balela.

  • Reply José Vitor Ferreira at

    Olá Carol Morais, e a todos os combatentes, desejo todas as bênçãos da vida. Maravilhosa a finesse de suas respostas, apesar dos tons agressivos contra você. Mas esse pessoal do contra não intuiu, ainda, que todo alimento processado (cozido, pausterizado, frito e etc) perde sua eficácia como possível gerador de energia para a vida. Simplesmente falta de informação. Se você procurar, vai ter um choque, e saberá que todo (TODO) alimento que passa pelo fogão, torna-se BIOCIDA: alimento que mata, ou traz doenças. Tenho 71 anos e desde os 22 sou vegetariano, sou aposentado mas trabalho como motorista de ambulância, turnos de 12 a 24 horas, graças a Deus tenho uma saúde de ferro, carne, ovos, peixes, frango, leite, arroz polido, nem em sonhos. Graças a você, Carol, fiquei sabendo da gelatina, industrializada a partir de bovinos, UGHH. Procurem o site DOCE LIMÃO – LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA, do Dr. Alberto Peribanez Gonzales e CRUDIVORISMO .

  • Reply NOEMI at

    Olha adoro gelatina,mas tenho que falar que o post está demais,parabéns você escreve muito bem, dei altas risadas kkk

  • Reply Gui at

    Kkkkkk! Eu tava procurando uma gelatina sem corantes e caí aqui… Achei o post delicioso de ler e, realmente, me convenceu! Parabéns! E obrigado!

  • Reply Flavio Dalavia at

    Ola Doutora Carol de Morais vc está com razão sobre a matéria-prima da gelatina que é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos..Ma não sei se vc sabe que a gelatina por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

  • Reply Junior at

    Engraçado, uma parte de nutricionista fala que é bom comer gelatina.. Outra parte essa aqui fala para evitar e outra parte fica em cima do muro. Concordo com a Camila, devia ter citado mais os verdadeiros benefícios x malefícios de comer gelatina do que você ficar apenas expondo a sua opinião.

  • Reply Ana at

    Não gostei do texto e achei bem superficial tudo o que foi dito. Muito ironia e pouca informação aproveitável.

  • Reply fernanda at

    Achei estranho, entao quer dizer q os hospitais estao querendo matar os pacientes pq de sobremesa eles sempre mandam a tal gelatina,…..como explicar isso??

  • Reply Fernando Araujo at

    Gelatina é uma porcaria, tanto a normal quanto a light. Não serve pra nada além de mudar a cor da urina e dar azia. A light é pior porque leva maltodextrina (indice glicemico ainda mais alto que o do açúcar refinado, uma verdadeira bomba de produção de glicose) , ciclamato de sódio (cancerígeno e já proibido em alguns países) e mais substancias químicas nocivas do que a gelatina normal. Os amantes dessa porcaria que acham que faz bem só porque os hospitais servem ficaram revoltados mas texto é muito bom e só tem informações verdadeiras. Tomei a liberdade de passar o link desse texto no meu grupo de alimentação low carb. Obrigado pelas informações.

  • Reply Fernando Araujo at

    Só complementando que também sou adepto da alimentação de verdade. Faço paleo low carb há 3 anos. Estava obeso (quase 100 quilos…) e minha saúde estava péssima. Faço minha comida em vez de comprar pronta, cortei certos alimentos, evito ao máximo alimentos processados e hoje além de ter voltado pro meu peso ideal (72 quilos) minha saúde é ótima. Parabéns pelo blog.

  • Reply Rau Medina at

    Se gelatina faz mal pra saúde vc é que diz, mas caso vc estiver certa o mundo tá errado, se gelatina não é aconselhavel por vc, imagine outros produtos,não quero nem pensar.
    Mas tem uma coisa muito importante o nosso organismo se adapta a tudo,até veneno de cobra,isso é fato,
    eu li seu artigo e pensei, se for pensar como ela, eu não posso comer nada.Não estou te julgando, apenas dando minha opinião. Vou fazer um teste, a partir de hoje..vou comer uma caixinha de gelatina por dia, daqui 1 ano eu volto aqui e digo para vc.o resultado..abraços.

    Rau Medina

  • Reply Suelen at

    Comecei a leitura desse post mas não pude ler nem dez linhas. A linguagem é pífia demais para a minha curta tolerância… Fico imaginando para qual tipo de leitor é destinado o blog. Sem mais!

    • Reply Fernando at

      O blog é destinado a pessoas que querem aprender a respeito de alimentação saudável. Se você é adepta de junk food (comida lixo) não é pra você.

    • Reply Fernando at

      Incrível como algumas pessoas defendem essa porcaria inútil pro nosso organismo e cheia de aditivos e corantes químicos. E ainda criticam a nutricionista por falar a verdade. Parece que gostam de serem enganadas pela indústria alimentícia.

  • Reply LUCILA at

    QUANDO INSISTO EM COMER GELATINA SINTO FORTES DORES DE CABEÇA E VONTADE DE VOMITAR. ACREDITO QUE NÃO ME FAZ BEM.

  • Reply Flavia at

    Puxa Carol, muito legal o quê e como você esclarece as coisas aqui. Sua área de estudo é muito importante para mulheres e mães de toda a sociedade.
    Faz um curso. Abraço. Flávia

  • Reply Jaqueline Rezende at

    E a gelatina sem sabor, fale sobre ela. bjos

  • Reply APARECIDA SOARES ANDRUSKEVICIUS at

    ESSA NUTRICIONISTA,DE FATO NAO VAI MORRER POR COMER GELATINA,E SIM POR MORDER A LINGUA C TANTO VENENO!!QUE STRESS MOÇA!!!! QUEM SABE SE VC COMECE MAIS GELATINA,VC NAO SERIA TAO AMARGA, !!!! VE SE MUDA O HUMOR !!!

  • Reply Miquéias Cassemiro at

    Boa noite Doutora, tenho problema na cartilagem dos joelhos e dores na coluna, o que seria bom eu utilizar? Pensei em usar a gelatina sem sabor e incolor, você acrescentaria algo a mais?

  • Reply Raquel Freitas at

    Eu como estudante de Nutrição,lendo seu texto observei falta de informações mais profundas,você se limitou a falar muito apenas da gelatina em caixinha vendida nos supermercados,essas que vem com corantes,o terrível aspartame entre outras coisas que são realmente ruins,só que você não citou a diferença disso para a gelatina pura sem sabor sem corantes,que tem diferenças gritantes para a gelatina comum de caixinha,você poderia citar por exemplo que o agar agar realmente é bom como substituto para fazer gelatina com frutas porém pra substituição de proteína por exemplo não vale a pena por que o agar agar tem filbras ok mas praticamente não tem proteínas,dai se a pessoa é vegana,vegetariana beleza mas se não é e quer algo pra substituir e manter “tudo durinho” não vai compensar o agar agar no lugar.
    E apesar de você dizer que a gelatina pode não funcionar como estimulante do colágeno pois depende de outros nutrientes,poderia como nutricionista enfatizar que fazendo as combinações certas como gelatina pura + iorgute natural + aveia(fonte de silício),pode sim se obter melhores resultados nesse sentido.Eu tomo a gelatina pura dessa forma no meu pós treino,e nem tomo outros suplementos controversos como o whey protein,e acredito que a gelatina faz TODA diferença SIM no meu caso e provavelmente no de outras pessoas.Você deu seu ponto de vista,OK porém podia sim ter sido mais imparcial mostrando os prós e os contras para os leitores refletirem e tirarem sua conclusão,já que não existe uma verdade absoluta,acontece que quem segue essa linha 100% natural realmente não consegue se segurar e fala tudo que acha e eu entendo isso pois quando eu era vegana condenava esses alimentos principalmente pelo sofrimento animal,infelizmente emagreci demais como vegana(mesmo comendo boas fontes vegetais),e percebi que meu cabelo começou a cair,enfim meu corpo não se adaptou a essa alimentação e eu tive que voltar a consumir carnes e pra mim infelizmente preciso delas pois tenho muita dificuldade de absorção de proteínas ou seja o que não funcionou pra mim não quer dizer que não dê para outra pessoa,aliás conheci uma comunidade vegana enorme no tempo em que tentei ser.
    O que quero dizer é que existem pessoas que tem resultados satisfatórios consumindo gelatina(a sozinha,sem nada junto),mulheres por exemplo que entram numa fase em que acabam necessitando de algo a mais pois já não tem o mesmo metabolismo nem a mesma facilidade com proteínas de quando tinham 18 anos,e que não vão se manter por exemplo trocando por agar agar (que tem apenas 2 gramas de proteina a cada 100 gramas).
    É preciso colocar sim nossas opiniões mas junto pensar nas necessidades do público que vão estar lendo o que escrevemos.Na teoria ninguém deseja comer nada processado,duvidoso,mas na pratica no mundo que vivemos,temos que nos adaptar,comer alimentos naturais até onde conseguirmos SIM mas saber que nem sempre vamos poder fazer milagre(principalmente quem não é rico),até por que você sabia como é realmente feito o processo do agar agar?Rs Não tem também só algas marinhas.Abraços.

  • Reply Tideiah at

    (risos) não poderia deixar de lhe dizer que estou in love, é o primeiro post seu que estou lendo e simplesmente AMEEEEEEEEEEEI o jeito como escreve: esclarecedor e bem humorado, porque pra mim esses chacoalhões que precisamos sempre fazem um bem enorme. Quem procura por conhecimento e alimentação saudável vai entender direitinho. Quem se melindrou que pegue o seu banquinho e saia de mansinho. Nem perca o seu tempo criticando. Simples assim!

  • Reply AUREA GURGEL at

    Boa tarde, Carol Moraes
    Você já ouviu falar que em hospitais, públicos ou não, médicos e nutricionistas recomendam gelatina para o pós-operatório? Minha filha fez várias cirurgias e em todos os hospitais se comia gelatina 2 x ao dia. O médico dela mesmo me disse que é super bom para a cicatrização. Abraço!

  • Reply karen at

    oi tudo bem ? gostei do jeito que fala sobre alimentação !Gostaria de saber sua opinião sobre o leite em pó desnatado enriquecido com cálcio e vitamina c de uma marca muito famosa (não sei se posso falar a marca ).Desde já agradeço !

  • Reply Silene at

    E Carol e gelatina em cápsula? Vc. já viu? Faz mal também?

  • Reply Kaeliani at

    Se gelatina fosse fazer tão mal a saúde os médicos não nos davam de sobremesa quando estamos internado em um hospital. Bjs

  • Reply Márcia Borges at

    nunca li tanta asneiras na minha vida de uma pessoa que se diz profissional,pois a gelatina é um excelente produto no mercado nacional sempre uso e nunca vi nenhum efeito negativo,inclusive medicos recomenda o uso diario tanto das coloridas como sem sabor,a faculdade que vc fez deve ser excelente pra vc ter aprendido tantas besteiras,no meu curso nunca vi umas asneiras dessas,isso deve ser piada so pode,ta loko esse negocio de internet as pessoas quererem chamar atençao com esses blog sem nenhuma utilidade. alem de tudo tem uma bagaquice de uma continha ridicula pra fazer pra fazer comentarios kkkkkkkkk tem gente que gosta msm de chamar atençao na net com merdas

  • Reply Crislaine at

    Bom dia Carol, fico contente pelo fato de você ser uma dos únicos especialistas que realmente falam a verdade. Penso que a maioria dos profissionais da saúde hoje em dia são comprados pela industria alimentícia ou até mesmo carecem de informação. Vou continuar acompanhando e lendo seu blog sim, adorei 😀 !!!

  • Reply Ennock at

    Olá, pratico taekwondo e ando bastante de bicicleta, uso muito ás pernas, ás vezes o joelho um pouco… Qual alimento que possa me suprir e evitar lesões nas juntas ou coisas do tipo? Fico agradecido 😉

  • Reply hELIO at

    Podia dispensar tanta ironia, faz mal e pronto, por isso, aquilo e aquilo outro.

  • Reply leonia miranda at

    O que sinto em relação a publicações sobre alimentação é que uns dizem, faz bem outros faz mal, e nós leigos ficamos sem saber realmente o que afinal a gente pode comer, essa postagem coincidiu justamente, na semana em que fiz gelatina de sobremes. Já que não faz bem a saúde, porque nos hospitais, a gekatina é a sobremesa mais servida aos pacientes? .????

  • Reply Luis at

    Muito interessante o post, parabéns! Mas devo confessar que sua ironia – sem graça – e seu uso abusivo do parêntesis são mais ”maléficos” do que comer as tais abomináveis gelatinas. Abç

  • Reply Marister Souza at

    Boa tarde, Carol!!
    Adorei seu texto cheio de informações fundamentadas e era só o que eu precisava para tirar a desconfiança da minha cabeça.
    Minha experiência: nunca gostei de gelatina, apesar de crescer ouvindo maravilhas a respeito. Ano passado, passei por situações difíceis, emagreci demaaais e o resultado foi a flacidez e um envelhecimento precoce que incomodam muito, entããão no auge da baixa estima resolvi tomar capsulas de colágeno (colágeno em capsulas com vit A, da Stem) e comer gelatina, uma vez por dia. Mããs comenda aquela coisa sem sabor e olhando toda aquela cor e antes de adicionar a água aquele colherão de açucar, pensei: isso não pode ser bom não, parece suco de pacotinho…. e decidi me informar melhor, afinal, não há melhor remédio para a auto estima que conhecimento! E aqui cheguei. Obrigada!
    Gostaria de te fazer uma pergunta: quais alimentos são fontes (ou estimulam a produção) e quais porções devem ser ingeridas para que façam efeito, de colágeno e elastina?

    Desde já agradeço!

  • Reply Alexandre Ramos at

    Essa é uma opinião muito imparcial, pessoal e sem nenhuma base científica. Por favor “doutora”.. cite as fontes e artigos relacionados que dizem que a gelatina realmente faz mal.

  • Reply Graci at

    Acredito que a gelatina de caixinha realmente é um lixo… minha mãe e sogra sempre usaram muito e oferecem para as crianças como opção saudável de sobremesa. Minha bebe de 1 ano, desde os 6 meses, ama gelatina, mas a que eu faço. Compro gelatina incolor vendida à granel, faço um suco de manga, morango ou uva, com açucar demerara (bem pouco) e coloco a gelatina. Fica super gostoso e saudável. Ela adora, eu como tbm, mas a familia toda faz cara feia, diz que é horrivel e fala: coitadinha da criança comer essa gororoba…. eita vicios de paladar criados na infancia heim hehe
    vc acha que essa gelatina que faço é ruim para ela?

  • Reply Genivaldo Silva at

    Olá, Carol. Tudo bem? Fui diagnosticado a alguns meses com condropatia no joelho esquerdo. Já fiz fisioterapia e agora faço fortalecimento muscular. Estou bem melhor e já voltei a correr (meu esporte – ou atividade – favorito). Acontece que durante meu tratamento foi recomendado CONDRES para eu tomar (caríssimo por sinal) e agora acabou. Conversa vai, conversa bem, me falaram sobre comer gelatina pela manhã, em jejum, para ajudar na cartilagem (a receita são 5 gramas de gelatina em água fria deixando-a repousar a noite toda e comer no dia seguinte). Enfim, isso tem ou não algum tipo de efeito benéfico para a cartilagem do meu joelho?

  • Reply fernando at

    vc é fera em !!!!! coloquei seu blog como favorito !

  • Reply Erika at

    Olá. O colágeno feito a partir do caldo do pé de galinha realmente é absorvido pelo organismo? se não, de qualquer forma é saudável? Abs.

  • Reply JOSE LUIZ ROCHA at

    Carol
    posso saber se as GELATINAS de Caixinhas são maléficas para quem tem DIABETES

  • Reply Cesar Castro at

    Desculpe, mas esse post é TOTALMENTE errado. Sinceramente, além de que o texto é ruim, ela ainda fala muita asneira. Sou médico há 15 anos, minha esposa nutricionista com mestrado na Holanda em nutrição hospitalar e ela lendo aqui comigo, quase morreu de rir. Sinceramente, GELATINA faz BEM SIM, OBVIAMENTE, com moderação e se for diabético, nada de açúcar, enfim, que lixo de post, garota.

  • Reply Damaris Berg de Souza at

    Olá Carol… estou com minha alimentação bem restrita devido ao colesterol “temporariamente ” alto. Nem digo quanto. Minha alimentacao sempre estava sendo o mais funcional, natural e orgânica possível. Sendo que a maior parte de geleias, bolos tortas, pães e antepastos ou qualquer receita que seja necessária procuro fazer em casa com produtos confiáveis e menos industrializados possíveis. Mas, nos últimos 2 meses relaxei e fui descuidando aqui e ali. Sem perceber estou no nível muito crítico como disse minha medica.
    A gelatina realmente é vilã? Já tinha ouvido algo semelhante. E amoooo os super alimentos que citou. Pena que sejam tão caros.
    Outra coisa. A soja… seria mito ou não sobre a funcionalidade diante do colesterol?

  • Reply JAQUELINE BERTOL at

    PAREBÉNS!!! Gostei, menos produtos alimentícios e mais COMIDA DE VERDADE!

  • Deixe um comentário