Dicas

Individualidade bioquímica ou por que você não deve seguir a dieta da sua amiga

Você viu a sua amiga, muita disciplinada e determinada, seguir uma dieta para emagrecer durante algumas semanas. A sua amiga foi a uma consulta com uma nutricionista, que elaborou a dieta para ela e a orientou, tudo direitinho. E não é que a danadinha da sua amiga emagreceu aqueles 8kg que ela precisava/queria?! Você pensa: eba, essa dieta dela funciona! Vou fazer também! Aí você passa o whatsapp para amiga e pede para ela enviar a dieta por email. Quem nunca?

Desculpa te dizer, mas seguir a dieta da sua amiga pode não ser uma boa ideia. Não é bem assim que as coisas funcionam… Existe uma coisa que se chama individualidade bioquímica. Cada um de nós tem necessidades nutricionais específicas, que variam de acordo com fatores genéticos, com o estilo de vida e com a história de cada um. Isso que dizer que a forma como cada um de nós digere, assimila e metaboliza os alimentos é diferente.

Veja 10 dicas para ter uma alimentação mais saudável

Essa individualidade bioquímica é uma rede complexa de interações que controla a maneira como o seu corpo vai usar as vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos, aminoácidos, calorias, etc para todas as funções do seu organismo. Quando a sua individualidade bioquimímica é respeitada, o seu corpo recebe as quantidades específicas de nutrientes que ele requer para funcionar bem. Por isso, quando você segue uma dieta que não é sua, você pode não estar nutrindo o seu corpo com o que ele precisa para ter uma boa saúde, disposição e energia para fazer tudo que você precisa e quer fazer, de acordo com o funcionamento do seu corpo e com a sua vida.

É por essas e outras que devemos esquecer a tal contagem de calorias também. Uma pessoa pode ter a mesma ingestão calórica que outra, mas os metabolismos são diferentes. Além disso, há alimentos e alimentos, e calorias e calorias. As calorias de uma banana não são recebidas pelo nosso corpo da mesma forma que as calorias de um pão francês com margarina. Isso tem a ver também com a quantidade de fitoquímicos que cada alimento possui, porque são eles que regulam o funcionamento das células. Tá vendo só quantos elementos tem nessa equação? A sua natureza, a natureza do alimento e como tudo isso vai se cruzar num determinado momento da sua vida. É muito redutor focar nas calorias!

Entenda melhor por que não devemos contar calorias

Se você seguir a dieta da sua amiga, pode até ser que você emagreça. Ou pode até ser que você engorde. Claro que se a dieta for muito restritiva, possivelmente você vai emagrecer. Mas será que vale realmente a pena colocar a sua saúde bem estar em risco para se encaixar em padrões que não foram criados para o seu biotipo? Por que devemos respeitar padrões de “beleza e boa forma” que não nos respeitam?

A gente sabe que fazer dieta atrás de dieta, uma mais maluca que a outra, não é uma medida sustentável e nem deixa ninguém feliz a médio e longo prazo. Além disso, gera muito stress, ansiedade e frustração viver em conflito com a comida e fazendo dieta. O melhor é passar por uma reeducação alimentar e viver em paz com o que você come e com o seu corpo.

Vamos abolir do nosso imaginário e do nosso vocabulário essa história de contar calorias e fazer Projeto Verão! O nosso corpo está com a gente o ano todo. Então se é para ser assim, vamos viver um projeto verão o ano todo, para a vida toda. E o nosso corpo fica firme, forte e saudável com a gente para viver tudo que a gente quer e precisa.

Referências:

Abordagem ortomolecular da obesidade
The Important Role of Biochemical Individuality

Previous Post Next Post