Dicas, Receitas

Lanches práticos e saudáveis: de volta à lancheirinha

Depois de certas datas comemorativas e festividades, como Natal, Réveillon, Carnaval, Páscoa, todo mundo fica empanturrado de tanta comilança e “beberrança”. Mas chega uma hora que a luz apaga e a festa acaba. E agora, José?! Como lidar?

Depois dos exageros, é hora de entrar na linha e cuidar melhor da alimentação… E sabe aquele lanchinho do meio da manhã ou do meio da tarde, pois é, ele pode ser um vilãozinho e fazer toda a diferença na sua vida. Por isso, é importante se organizar para não cair em armadilhas, porque infelizmente, o que há na cantina ou no café perto do trabalho nem sempre é a opção mais saudável, e é aí que a gente acaba caindo nas mãos do “combo-bomba” salgadinho + refrigerante, entre outras guloseimas!

Quer saber qual a melhor maneira de escapar disso? Levando a sua “matula” com lanches práticos e saudáveis e “ahazar” na alimentação do bem.

Como preparar a lancheira

Primeiro item básico: ÁGUA!!! Muita, sempre. Água de coco também vale, ou chá gelado (feito por você). Para não dar vontade de fazer xixi toda hora vá tomando aos poucos, lembra que já dei essa dica?!

Tente manter ao máximo a “regrinha” de se alimentar de 3 em 3 horas, especialmente de alimentos ricos em nutrientes reguladores, como frutas e castanhas. Metabolismo sempre funcionando! Assim você evita de “se emocionar” nos intervalos com aqueles lanchinhos estilo coxinha, empadinha, e outras “inhas” que normalmente incluem também os culotes (rsrsrs). Sejamos espertos e “gostosos” ui! Hehehe. Pensa… passar o dia todo sentado, comendo besteira… Não dá, né?!

Você pode preparar uma tuppeware, ou uma lancheirinha, com frutas secas, como damascos e ameixas, e castanhas e sementes. E também pode levar fruta fresca, da época de preferência. Para preparar a sua lancheira, pense na sua rotina diária no trabalho ou faculdade…

Faça uma pausa ao meio da manhã, e coma a fruta fresca, e à tarde, coma a fruta seca e as castanhas. O melhor é comer a fruta fresca de manhã, porque assim ela não vai ficando mole e quente por ficar guardada o dia todo. Mas também depende da fruta e das condições que você tem. Se no seu trabalho tiver geladeira para guardar, você pode levar frutas como melão, abacaxi ou morangos, já lavados e cortados, prontinhos para comer.

Mas lembre-se, mesmo para estes alimentos, que são mais saudáveis, tenha moderação. Não vá comer castanhas ou sementes como se fossem pipocas! Coma três ameixas e duas castanhas do Pará, por exemplo… E se bater fome, fome mesmo, coma mais uma frutinha seca. E não se esqueça de beber água! Muitas vezes a gente acha que está com fome, mas na verdade é só sede! E também quando a fome é só vontade de comer, a água pode ajudar…

Abaixo exemplos de lanchinhos para levar na bolsa ou na lancheira (hehehe).

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