Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Macarrão integral ou macarrão sem glúten

E lá vamos nós para mais uma empreitada! Levar o macarrão integral ou o macarrão sem glúten para a sua cozinha. O macarrão integral é o primo ainda mais injustiçado do arroz integral, porque tem muita gente que nem sequer sabe que existe macarrão integral, ou também o macarrão sem glúten. Por isso, a nossa missão é árdua, mas é nobre. Vamos começar a nossa defesa em prol do bonitinho do macarrão na sua versão integral ou sem glúten.

Benefícios do macarrão integral e do macarrão sem glúten!

O macarrão integral é feito do trigo integral moído, com casca e tudo. Ou seja, preserva as propriedades nutricionais do trigo. Enquanto o macarrão normal é feito à base de farinha de trigo refinada, mas que de refinada só tem o nome, porque até o trigo ficar clarinho e fininho tudo que tinha de bom já foi embora…

Então, basicamente, a diferença  é que o macarrão integral tem fibras na massa. As fibras diminuem a velocidade da digestão do carboidrato, presente no macarrão, e o seu organismo tem mais tempo para absorver todos os nutrientes. O outro benefício é que você se sente saciado mais rápido e demora mais tempo para ter fome novamente. Além disso, as fibras têm um papel fundamental para o bom funcionamento intestinal! Mas beba água também 😉

Já no caso do macarrão comum, o que acontece é que como ele não tem fibras, vira açúcar no organismo quase que imediatamente, além de demorar mais a trazer a sensação de saciedade e fazer você sentir fome mais rápido de novo! É isso que acontece, na verdade, com tudo que tem massa refinada… pão, bolos, etc. Uma alternativa para quem não se adapta ao macarrão integral, seria optar pelo macarrão sem glúten (o porque de evitar o glúten você fica sabendo tudinho aqui neste post)

E para você que ainda insiste em contar calorias, saiba que a diferença entre o macarrão integral e o comum é de cerca de 10 calorias. Mas a grande diferença é como o seu organismo vai reagir à ingestão de cada um. Enquanto com o macarrão integral a sua saúde sorri e agradece, com o macarrão normal a gula imediatista transforma tudo em açúcar e depois em gordura e deposita naqueles lugares mais detestáveis, como na barriga e no quadril.

Como vocês sabem, eu não indico muito o consumo de farinha de trigo, justamente por causa do glúten. Então, para manter o macarrão na vida a gente pode buscar opções mais saudáveis, como o macarrão integral ou macarrão sem glúten.

Como preparar macarrão integral

Para a sua alegria, o macarrão integral é preparado exatamente da mesma forma como se prepara o outro. É ferver a água, pôr um fio de azeite, um pouco de sal marinho (ou não!), pôr o macarrão e esperar…

O que você precisa mesmo prestar atenção é ao tempo de cozimento indicado na embalagem. Se lá diz 8 minutos, são 8 minutos! Ah, pode ser que no começo você estranhe um pouco a textura e até o sabor do macarrão integral, mas vale a pena educar o paladar 🙂 A verdade é que às vezes a gente já tá tão acostumada a sentir o sabor fake das coisas, que quando sente o sabor real até estranha…

Agora que você já sabe, quando for ao supermercado, escolha o macarrão integral ou também o macarrão sem glúten 😉

Já em relação aos molhos possíveis para acompanhar o macarrão integral… aí é conversa para outros posts!

Beijinhos,
Carol

Previous Post Next Post