Receitas

Como fazer manteiga de amendoim

Não sei o que aconteceu hoje, mas tive uma vontade louca de comer manteiga de amendoim. Na verdade, estava pensando em opções para o biscoito de arroz integral que, normalmente, como no café da manhã ou lanches. Foi quando lembrei dessa opção e, mais que isso, minha mente de nutricionista bioquímica obcecada (chata) já veio listando todas as vantagens. Pah, esse negócio é bom.

Em primeiro lugar, é bom porque é gostoso e, depois, porque é rico em gordura do bem: fundamental, indispensável para nosso metabolismo, células, cérebro, hormônios e conta bancária (rs) funcionar direitinho. Essa gordura, aliada ao teor proteíco, é interessante pois consegue estimular a sensação de saciedade, de maneira neuroendócrina, direto no intestino, com regulação hormonal, conversando com nosso cérebro, deixando a gente satisfeita por muito mais tempo. Esqueci disso e comi o biscoito do cenário do post antes do almoço e passei um tempão cheia. Só consegui almoçar muuito tempo depois. E olha que eu sou um buraco sem fundo, esfomeada, comilona, boa de garfo, linda e gostosa (rs).

Fui atrás de algumas receitinhas do tal creme, pasta ou manteiga, porque as do supermercado eram do tipo sem chance, por causa das gorduras ruins e conservantes adicionados que, como sabem, não trabalhamos!

Basicamente o amendoim já é uma OLEAginosa, ou seja, não é difícil que ele se transforme em manteiga. Para facilitar, normalmente, se adiciona algum emulsificante. No meu caso utilizei óleo de gergelim, mas acho que óleo de coco vai ficar mais gostoso. Ainda adicionei rapadura para adoçar. (Ando a loka da rapadura. Sempre gostei mas, como tem uma anemia que me persegue, ela é uma fonte interessante de ferro. Além de ser delícia doce da vida ao infinito com gosto de fazenda e amor de vó. Apesar de ser açúcar, possui nutrientes envolvidos no metabolismo da glicose. Vejam que loucura a bioquímica da coisa: açúcar que ajuda a metabolizar açúcar. Bioquímica, te amo!!! E pensar que ainda tem gente contando caloria… qua qua qua…),

Bom vamos à receita que, pra variar, tá meio no olhômetro.

Receita de manteiga de amendoim

Ingredientes

  • 200 gramas de amendoim torrado sem pele
  • 1 pedaço pequeno de rapadura, mais ou menos um cubo de dois dedos (não sei como medir isso gente. Vai pelo gosto e bom senso)
  • 1 pitadinha de sal
  • Mais ou menos umas 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim

Modo de preparo

Colocar tudo no processador e ter paciência que a mistura vai se transformando. Vira uma farofa primeiro, o que penso eu também pode dar um jogo em outras receitas, e depois vai virando uma pasta linda.

Com a pasta pronta me surgiram mil idéias, além de passar na bolachinha de arroz integral, por ela ter uma textura que dá pra manipular pensei logo em docinhos, tipo “brigadeiro”. Aí enrolei, passei no coco ralado e virou uma sobremesa / lanche para dar saciedade e adoçar a vida…

Beijinhos,
Carol!
biscoito de arroz

docinho

Previous Post Next Post