Dicas

Para que serve o gergelim

pra-que-serve.gergelim

Algum tempo atrás eu estava na cozinha, torrando um tantão de gergelim, quando pensei no quanto essa sementinha é rica, versátil e saborosa.

Uma das melhores fontes de cálcio, ele é riquíssimo em gorduras do bem, que ajudam a produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. Entre essas gordurinhas, temos a lecitina, que dá uma baita ajuda ao nosso sistema nervoso. Este que, recentemente, anda mesmo muito nervoso porque não temos nos alimentado direitinho e mal consegue garantir umas sinapses.

Essa sementinha linda, cheirosa e saborosa ainda tem vitamina E (super antioxidante, se joga!) e metionina, um aminoácido essencial que não conseguimos produzir. Este aminoácido ajuda o fígado a transformar algumas toxinas, como o álcool. Alô, galera do chopinho!

Ainda tem muita coisa mesmo no gergelim: ferro, magnésio (nosso mineral mestre que participa de praticamente todas as reações bioquímicas e que consumimos tão pouco), fósforo, cobre e cromo. Acha que acabou? É uma fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda o intestino a funcionar feliz da vida.

Torrei,  coloquei em um pote e vou usando, na salada, no suco, nas frutas. Dá ainda pra deixar no saleiro um pouquinho de gersal (gergelim misturadinho com sal), que fica delicioso para temperar qualquer coisa. E aí, já providenciou seu gergelim?

Beijinhos,
Carol!

 

Previous Post Next Post