fbpx
Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Por que tão doce?

Eu não sei bem como fomos deixar isso acontecer mas em algum momento fomos convencidos de que o melhor “remédio” para os diabéticos é o adoçante, como se fosse obrigatório e vital para eles o consumo destes produtos. Quem disse?

Os diabéticos, assim como todo mundo, precisam controlar a carga glicêmica da alimentação e não consumir açúcar branco, regra que vale pra diabético e também pra todo mundo. Controlar a carga glicêmica significa não consumir carboidratos simples isoladamente, pois estes tem a capacidade de chegar muito rápido a nossa corrente sanguínea, causando uma enxurrada de glicose. Não é bom pra ninguém, muito menos para os diabéticos.

Os adoçantes artificiais, além de não serem bem metabolizados pelo nosso organismo ainda podem causar maior compulsão por doces. Olha que ironia. Quando você engana seu corpo fornecendo um estímulo muito doce na língua, mas que não vem acompanhado da nossa moeda corrente, uma das moléculas mais valorizadas pelo nosso metabolismo, a glicose, praticamente o nosso dólar, o corpo fica cobrando essa glicose devedora, como num eco que fica a repetir: cadê a glicose? Cadê a glicose?

De maneira geral, refeições com alimentos de verdade, bem combinados, com a presença de fibras, gorduras boas, proteínas, possuem cargas glicêmicas equilibradas e não sobrecarregam o sistema de ninguém.

Precisamos reeducar nossa mente, mas também a nossa língua que se acostumou com os sabores fortes e artificiais, superestimulantes dos industrializados e voltar a perceber os sabores dos alimentos reais. E isso vale para quem tem diabetes e quem não tem também.

Previous Post Next Post