Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Quantas porções de fruta comer por dia?

Comer frutas e vegetais diariamente é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para nutrir o corpo, para ter saúde, energia e bem estar. É na natureza que vamos encontrar os mais complexos nutrientes. Mas essas métricas todas do tipo “quantas frutas comer por dia”, “quantas porções de vegetais comer por dia”, pode tornar a ideia de comer “pesada”, quase como uma obrigação, e comer deve sempre ser um prazer leve e saudável.

A questão é mais simples do que parece, se simplesmente resolvermos comer comida de verdade, vamos acabar ingerindo naturalmente as tais entre 5 e 7 porções de vegetais por dia. Quer ver como é fácil?

Comer frutas e vegetais diariamente

Se você ouvir o seu corpo com atenção, você vai perceber que ele não precisa comer muito de uma só vez e agora. Ele precisa comer com frequência e em pequenas quantidades ao longo do dia. E as frutas podem e devem entrar nessa equação.

No café da manhã, coma uma fruta, no meio da manhã outra fruta, durante o almoço uma porção de salada ou vegetais cozidos que já podem estar presentes no preparo do prato principal por exemplo, ao meio da tarde mais frutinha, à noite no jantar verduras e legumes e mais frutinha. Isso vai apenas lhe “obrigar” a ter uma boa diversidade diária de frutas, legumes e verduras fresquinhas em casa. No começo pode parecer trabalhoso, mas você vai descobrir um enorme prazer em ver tantas cores, sabores e natureza à sua disposição todo dia. Tem coisa melhor do que fruteira cheia de cor? E com a diversidade de frutas, legumes e vegetais em geral que temos no Brasil não vai faltar opções. E mais, você pode sempre pensar em maneiras diferentes de consumir as frutas, como assadas, em saladas, etc.

Lembre-se também que uma porção de fruta ou vegetais corresponde a cerca de 80g, por isso uma uvinha não equivale a uma banana. Outra dica para quem passa o dia todo fora de casa, é já preparar as porções de frutas para levar na lancheira.

Beijos,
Carol

fruta

Previous Post Next Post