Projeto Verão Pra Vida Toda

O que é nutrição funcional?

comidadeverdade

A palavra de ordem do corpo é sinergia. Todos os sistemas do corpo interagem e estão relacionados… bioquímica, fisiologia, aspectos emocionais, cognitivos… E é baseado nesse diálogo tão íntimo dentro de você que a nutrição funcional trabalha.

Você já parou para pensar em tudo que acontece dentro do seu corpo enquanto você respira, caminha ou come? São mais de 100 trilhões de células agindo e reagindo a tudo que você faz e vive. E cada uma dessas células necessita de inúmeros nutrientes para funcionar bem.

Por dia, 50 bilhões de células se renovam no seu corpo. Sabe aquela máxima “um homem não se banha duas vezes no mesmo rio”?! Pois é, desde que você nasceu, as suas células já foram renovadas umas centenas de vezes… Mas você já parou para pensar em que ambiente as suas células estão mergulhadas?

Para que todos os órgãos do seu corpo funcionem bem, é preciso que cada conjunto de células atuem da maneira adequada. Quando falamos em saúde, bem estar, e “vitalidade positiva” não falamos apenas de um corpo livre de doenças graves ou crônicas, mas sim livre do tipo mais corriqueiro de mal estar.

Não, não é normal sentir enxaqueca, TPM, ter constipação, olheiras, depressão, queda de cabelo e etc! Mas muita gente já se acostumou a conviver com este tipo de mal estar, porque acha que é comum… Todo mundo tem. Mas você precisa se convencer que isso não é normal e nem saudável! E é pensando na saúde global do corpo que a nutrição funcional atua.

Princípios da nutrição funcional

A nutrição funcional baseia-se na ideia de que há alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva. Ou, ao contrário, que conseguem anular efeitos negativos de outros.

Os estudos entre a nutrição e a expressão dos genes têm ganhado cada vez mais relevância. Hoje, já sabemos que com uma dieta adequada à singularidade das diferentes pessoas, é possível equilibrar o ecossistema do organismo e evitar o desencadeamento de várias doenças a que algumas pessoas poderiam estar predispostas” a ter, como obesidade ou diabetes.

Nutrição funcional e emagrecimento

Com base nesses estudos, é que a paranóia da contagem de calorias passou a perder o sentido, e que finalmente as pessoas começam a entender que as dietas com fórmulas para emagrecer não funcionam para todo mundo. Mas o caminho ainda é longo, muita gente ainda é escrava das calculadoras de calorias.

É urgente entender e espalhar para o mundo que o mais importante é a quantidade de nutrientes ingeridos e a qualidade da alimentação. Precisamos é aprender a proteger o corpo das toxinas!

E detalhe: até as toxinas ambientais deixam as pessoas mais predispostas à obesidade e a outras desordens metabólicas. Por isso, não é contando as calorias ingeridas por dia que se perde peso. É fazendo o corpo funcionar bem. Uma dieta “antioxidante” individualizada pode proteger a sua saúde até destes fatores externos, e ajudar na perda e no controle de peso. É assim que funciona a relação entre nutrição funcional e emagrecimento.

Nutrição funcional e aumento da longevidade

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis já são responsáveis por 72% das mortes ocorridas no Brasil, sendo que, no mundo, esse valor corresponde a 60%. A OMS acredita que 80% de problemas prematuros do coração, AVC e Diabetes tipo II e 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados se corrigíssemos nossos hábitos alimentares, reduzíssemos o uso de tabaco e adotássemos uma atividade física regular.”

“Mesmo sendo recente no Brasil, a nutrição funcional conta com o respaldo científico de diversos estudos realizados principalmente na Europa e nos EUA, onde, aliás, já existe um instituto dedicado à especialidade: o The InstituteFor Functional Medicine.”

Veja esta receita e inspire-se: Receita de bolo sem glúten

*Carla Cabral
É nutricionista com Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria, graduada pela UFRJ. É Personal Diet, é do Rio de Janeiro e é a profissional habilitada a realizar o Detox Gourmet Carol Morais na cidade maravilhosa!

Previous Post Next Post