Receitas

Receita de arroz integral

Como já falamos em outro post, o arroz integral é um injustiçado. Em primeiro lugar porque criou-se o mito, porque as pessoas não aceitam a receita do arroz integral, e acham que demora para ficar pronto, que é difícil de fazer. Além disso, as as pessoas estranham o sabor do arroz integral. Isto porque o arroz branco passa por um processo de polimento, que faz com que perca cerca de 70% dos nutrientes e do seu sabor de verdade, e deixa a textura mais macia.

Para que finalmente o arroz integral conquiste o espaço que merece na sua cozinha e na sua vida, resolvemos insistir no assunto e ensinar uma receita de arroz integral básica, que serve para acompanhar vários pratos no dia a dia.

Esta receita de arroz integral é tão simples, que em quatro passos você chega a um resultado saboroso e nutritivo:

Receita de arroz integral passo a passo

Passo 1:
Coloque o arroz integral de molho na água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar (mas se não  conseguir deixar de molho por este tempo, qualquer meia horinha já ajuda. Entenda porque colocar o arroz integral de molho e como colocar.

Passo 2:
Refogue os temperos, cebola, alho e vegetais que quiser. Não refogue o arroz integral em hipótese alguma! Ao refogar, você está selando os grãos do arroz, que ainda tem casquinha porque é integral. Isso vai fazer com que ele demoro muito para cozinhar.

Passo 3:
Acrescente a água ao refogado e por último o seguida o arroz. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo);

Passo 4:
Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.

Agora que você já sabe que o arroz integral é uma simpatia, convide-o mais vezes para almoçar e jantar!

Beijinhos,
Carol

Veja também:

Previous Post Next Post