Dicas, Receitas

Salada de flores comestíveis

 

Observo que muito da dificuldade das pessoas em comer saladas está na falta de variações e inovações, por isso hoje resolvi trazer essa idéia / receitinha para uma salada e ajudar a variar a sua dieta saudável. Além de deliciosa é  linda.

Entre os ingredientes estão as flores comestíveis. Sim, nós podemos comer flores, e elas são saudáveis, deliciosas e nutritivas. Mas atenção: nem todas as flores são comestíveis, algumas são só para beija-flores… Mas e então Carol, como escolher as flores para colocar na salada?

Uma variedade gigantesca de flores pode ser usada na culinária, mas cada tipo de flor se adequa melhor a um tipo de uso culinário. Algumas, inclusive, são mais adequadas apenas para ornar, enquanto outras ficam melhores em infusões, como é o caso das pétalas de rosas, e outras em saladas de frutas, como o amor-perfeito. Mas tudo depende do sabor da flor e da sua receita.

Ah, e há outro fator muito importante: atenção à procedência da flor! Para ter uso culinário, a flor deve ser biológica e não pode ter uso de nenhum tipo de aditivo químico no seu cultivo. Por isso, compre de quem confia. Para as saladas verdes, veja algumas flores comestíveis que você pode usar.

Flores comestíveis para saladas:

  • Flor de cebolinha: toque levemente acebolado.
  • Flor de nastúrcio (capuchinho ou flor de cinco chagas): suavemente picante.
  • Flor de hibisco: toque ligeiramente cítrico, ácido e frutado.
  • Mal-me-quer: bem-me-quer em qualquer salada, dá mais cor do que propriamente sabor.
  • Dente de Leão: sabor adocicado, semelhante ao do mel.
  • Cravos: sabor adocicado que lembra à noz-moscada.
  • Girassol: pois é, além do óleo e das sementes, a gente também pode usar as pétalas do girassol nas saladas.

Receita de salada de flores comestíveis:

Utilizei flores comestíveis, rúcula baby, que tem um sabor mais suave que a rúcula grande e gergelim negro (torrado rapidinho na frigideira antiaderente). Capriche na apresentação do prato, afinal, comemos primeiro com os olhos… E usando flores, um resultado bonito fica ainda mais fácil.

Servi com molho simples de fazer que dá vida a qualquer salada–>>> mostarda escura + coentro picado miudinho + caldo de laranja + molho inglês + cebola picado miudinho + sal – aproximadamente 1 colher de sopa de cada ingrediente com exceção do sal (coloque o mínimo e prefira o marinho).

Beijos-floridos,

Carol salada-de-flores

Previous Post Next Post