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Dicas

Tofu faz bem, sim senhor!

 

O tofu é aquele tipo de alimento que não desperta muitos admiradores: uns acham besta, outros aprendem a gostar. Eu me incluo nos dois grupos. Aprendi a gostar, mas ainda acho besta. Mas essa “besteira” dele, na minha opinião, é uma das suas vantagens, pois permite que ele seja versátil e sirva como base para várias preparações, doces e salgadas.

Mas tofu é feito de soja, e faz bem mesmo assim?

Aí, você deve estar se perguntando: Carol, você sempre diz para evitar a soja, mas o tofu não é feito de soja? Por que soja não pode e tofu pode?

Muitos estudos já mostraram que a soja possui sim substâncias que podem ser nocivas à saúde e que são chamadas de antinutrientes (você pode ler um artigo completo e super interessante sobre isso no blog da PatFeldman).

Pois bem, o tofu, apesar de ser derivado da soja que, como já sabemos, possui também um alto potencial de provocar hipersensibilidades, por ser feito por coagulação, não é contraindicado, ao contrário, pode trazer benefícios a saúde. Com relação ao valor nutricional, o tofu é uma boa fonte de proteínae de vitaminas do complexo B, magnésio e ferro, é também isento de colesterol, e rico em nutrientes que ajudam a equilibrar os hormônios, melhorar o metabolismo da gordura e do carboidrato, além de causar uma sensação de saciedade e diminuir a compulsão por doces.

Então gente, soja, só se for coagulada (tofu) ou fermentada (missô), formas que provocam a quebra das proteínas e evitam reações de hipersensibilidade. Anotado?

Beijos,
Carol

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