fbpx
Dicas, Projeto Verão Pra Vida Toda

Você sabe ler o rótulo das embalagens?

Você lê o rótulo das embalagens dos produtos alimentícios? E se lê, entende? E se entende, confia?

Uma pesquisa realizada pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, revelou que boa parte das pessoas que lêem os rótulos dos alimentos têm dificuldades em entender as informações nutricionais.

Sim, é muito importante ler o rótulo dos alimentos e ligar o radar! Mas nem sempre conseguimos entender toda aquela sopa de letrinhas… Então fica a dica: o mais importante no rótulo são os ingredientes e não aquela tabela que diz respeito à composição do alimento.

Preste atenção aos ingredientes, o que o que vier primeiro é sempre o que está em maior quantidade no produto. Se num rótulo de chocolate o que aparece primeiro é o açúcar, o segundo o leite e só então aparece o cacau, podemos concluir que não é chocolate coisa nenhuma, é quase um doce de leite achocolatado, né não?!

E aqueles nomes estranhos e siglas que nem imaginamos do que se trata? Pois é, o nosso corpo costuma reagir da mesma forma a esses aditivos, fica sem entender nada e pode acabar interpretando tudo como toxina. Ou seja, tudo aquilo que nosso corpo não identifica como nutriente ou composto aproveitável, bioativo, e não sabe como aproveitar…

E quem tem algum tipo de alergia alimentar, olho ainda mais vivo no rótulo! E vamos cobrar da indústria alimentícia responsabilidade para colocar no rótulo tudo o que contém no preparo da comida para podermos confiar naquilo que lemos!

Previous Post Next Post