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Manteiga ou margarina: o que é melhor?

Nada parece ser tão polêmico há tanto tempo como as gorduras – e a dúvida manteiga ou margarina está no meio dessa polêmica. Hoje, já sabemos que existem duas categorias delas: as que ajudam nosso corpo a funcionar melhor e, por isso, são indispensáveis, e aquelas que realmente não fazem bem.

Há tempos, tornou-se hábito adotar a margarina no lugar da manteiga porque acreditava-se que fazia menos mal por ser de origem vegetal. O que era ótimo ontem, pode não ser amanhã e há estamos acostumados com isso. Veja os casos do ovo, do abacate e do próprio coco: antigamente condenados, hoje queridíssimos da nossa saúde!

Lendo uma revista que herdei da minha avó, de outubro de 1956, vejo uma foto com um texto que narra a visita de nutricionistas à fábrica de margarina e como elas ficaram impressionadas com o valor nutricional do produto. Provavelmente, se eu vivesse naquela época é possível que eu tivesse pensado o mesmo, diante das pesquisas.

Com o tempo, a manteiga foi sendo deixada de lado, cedendo seu espaço na mesa do café da manhã para a margarina que, por sua vez, ganhou o rótulo de alimento saudável, deixando para a primeira o estigma de vilã. Mas seria mesmo ela assim tão melhor?

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Em resumo, a manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. Ponto final. E a margarina? Bem, a margarina… Ela vai precisar de mais de uma linha para a explicação de como é produzida.

De origem vegetal, a margarina é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans e saturadas.

Manteiga ou margarina? Manteiga!

Em especial, por causa das calorias (você ainda conta calorias?!), e das gorduras saturadas, a coitada da manteiga ficou ali esquecida, no canto, pois supostamente engordaria e provocaria doenças cardíacas. Mas hoje ela começa a reconquistar seu espaço.  Sabe-se, por exemplo, que o consumo de gordura trans (da margarina) é nocivo, tanto que hoje é obrigatório (mas tem como burlar) ser identificado no rótulo. – e ele está na maioria das margarinas! (para se ter ideia, a tal gordura é quase igual ao plástico!).

Já sobre a manteiga, descobriu-se que além do sabor, ela contém muito mais que se imaginava. Passeando no blog da Pat Feldman podemos ver em alguns posts que a manteiga contém ácido burítico (bom para a saúde metabólica e intestinal), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas) e ainda ajuda a prevenir a artrite e osteoporose, além de doenças na tiroide e outras. Ufa!

Só é preciso prestar atenção, porque como a maioria dos produtos industrializados, estão colocando aditivos que não são nada legais. Por isso, é sempre bom olhar os ingredientes. Além da manteiga, eu utilizo no meu dia a dia as seguintes fontes de gordura (boas): azeite extra virgem, óleo de coco e ghee (manteiga clarificada), além das frutas como abacate e coco, assim como as oleaginosas.

Mas como tudo na vida, vale o equilíbrio na hora de consumir, principalmente para quem segue algum tipo de dieta restritiva. O importante, acima de tudo, é pensar na origem do que se come. O seu projeto é verão pra vida toda, não é? Portanto, COMA COMIDA.

Beijinhos,
Carol!

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39 Comentários

  • Reply Sofia at

    Uma amiga que é do ramo das terapias naturais e alternativas uma vez me explicou que, para a medicina ayurvédica, a manteiga, em especial a clarificada, é, inclusive, considerada “ouro líquido”, um elixir da saúde.

    “Na Índia, o ghee é um produto de uso cotidiano, considerado sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura sendo a gordura base da culinária indiana e importante remédio na Medicina Ayurvédica. É utilizado em diversas formulações medicinais e como óleo para massagem. Segundo a Ayurveda, o ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e a essência de todos os tecidos do corpo, promovendo renovação física e mental; aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. Para os praticantes de yoga, o ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas).” Fonte: http://www.saladeayurveda.com/2009/05/auspicioso-ghee-conhece.html

    • Reply Carol Morais at

      Maravilhoso mesmo Sofia, sou super fã. Obrigada por compartilhar. bjinhos

    • Reply julio aguiar at

      O primeiro parágrafo concordo, mas o segundo é uma incoerencia se isso fosse verdade a india não seria o que é e não essa india das novelas da globo. Até o rato é Deus, ficam esperando a vaca urinar para passar no corpo e beber, meu Deus tomar esse país como exemplo é simplesmente espantoso…

      • Reply Carol Morais at

        OLá Júlio, concordo com vc, em vários aspectos a Índia é bem atrasada, mas a medicina ayurvédica está a nossa frente em alguns aspectos que merecem ser considerados. Obrigada pela contribuição. bjinhos Carol

        • Reply Americo at

          Gordura trans é quase igual plástico?
          Medicina ayurvédica está a nossa frente em alguns aspectos que merecem ser considerados? Quais?

          Que doenças ela trata melhor que a medicina ocidental? Seria bom se a resposta acompanhasse artigos científicos para eu avaliar esses avanços.

  • Reply Carol at

    Ótimo post, Carol.
    Conheci seu blog recentemente e estou adorando o conteúdo dele. Parabéns pelo trabalho e pelo cuidado com que passa as informações. Este seu conceito de preferir alimentos a produtos alimentícios deveria ser adotado por todas as pessoas!
    Ainda não tive tempo para ler o blog inteiro, então, não vi se há alguma postagem relacionada ao óleo de coco, mas gostaria de saber a sua opinião sobre o mesmo, por que e se ele realmente é tão saudável, já que grande parte da sua composição é de gorduras saturadas.
    Agradeço desde já e aguardo o retorno.
    Abraço!

  • Reply Priscila at

    adorei o post Carol… e manteiga é tãooooo fácil de fazer 😉 e se dá prá fazer, é comida
    bjs

  • Reply Ana Cristina de Araujo Gregorio at

    Carol, bom dia. Onde encontro essa Manteiga clarificada, ou tem que ser feita?

    Beijos

    • Reply Carol Morais at

      Oi Ana Cristina, as duas coisas, vc pode fazer, ou comprar pronta. Normalmente em casa de produtos naturais vc encontra. bjinhos

  • Reply Juliana at

    O ghee e o mesmo que manteiga de garrafa certo? Uma pena que na minha cidade não se encontra fácil =/. E pelo que li, voce nao costuma usar nenhum tipo de oleo vegetal (canola, girassol etc) ne carol?! Adorei o post. Bjinhos

    • Reply Carol Morais at

      Isso mesmo. Óleo vegetal apenas o azeite e óleo de coco. Que bom que gostou do post. bjinhos

    • Reply Sofia at

      Ana, eu achei nesse site aqui: http://www.yamuna.com.br
      Mas tem receitas tb na internet, só que precisa de bastante manteiga e um tanto de paciência, hehhe…

  • Reply Nycolle at

    Carol! Virei uma #falecomanutricionistaadicted! Muito legal essa explicação quanto a mantega e a margarina (eca, pq eu nunca gostei mesmo) mas sempre tive medinho da manteiga, ficamos meio perdidos nessas informaçoes que nem sempre sao condizentes entre si! Mas agora vou adotar a manteiga sem sal!! E tentar encontrar essa outra que voce disse. Essa semana expliquei o conceito dos alimentos e produtos alimenticios para a minha mãe e ela ficou maravilhada, e no fim disse: essa é a mais pura verdade, gente tem que comer comida e nao coisa fabricada.
    Lindoooo

  • Reply sah at

    Carol, e no meu caso que nao como nada de origem animal. Manteiga fica fora do meu cardapio… Qual outra opção entao, já que pelo jeito a margarina nao é uma boa escolha???

  • Reply Isabella at

    Supernutri, quando eu defendo que manteiga é melhor que margarina, que, por sua vez, contém gordura trans, as pessoas me dizem que consomem a margarina que contém na embalagem 0% de gordura trans (que possui em várias), outras falam que a Becel não é margarina, é creme vegetal, portanto mais saudável. Isso tem algum fundamento?

    Bjosssss
    Bella

  • Reply Danielle Amorim at

    Carol,
    essa manteiga clarificada é a de garrafa? Aquela que achamos aqui no nordeste? Que acabamos sem usar achando que faz mal por ser gordissima (e saboroooosa?)
    Essa historia dos produtores da suiça fazerem campanha é pesado mesmo… estive la ha 3 anos e presenciei algumas açoes deles, tinha uma propaganda no aeroporto de zurich na epoca da copa com crianças com a camisa da seleção suiça enfileirados, e no final, era p ordenar uma vaca! Com os dizeres “leite faz bem”, algo assim kkkkk. Tenho uma foto c um cara vestido de vaca na estação central da mesma cidade, fazendo propaganda de um festival de sorvete a base de leite, e no zoo tinha um cartaz com uma vaca sentada sobre uma plantação de soja, tipo p mostrar o impacto do consumo desse vegetal, pode isso? E citavam o Brasil como um grande “culpado” kkk (tenho foto tb, se quiser,mando email).
    gostei do q disseram acima: se dá p fazer, é comida! Tenho pedido a minha nutri (aqui em natal) q cada vez mais retiremos os processados e industrializados da minha dieta, minha minha prox tentativa essa semana eh fazer pao de liquidificador sem gluten e sem lactose. Vamos deixar p comer os “prontinhos” qdo nao tiver jeito, ne?
    Obrigada pelas dicas aqui e pelo insta (sempre te aperreio por la, e vc sempre é solícita)

    • Reply Danielle Amorim at

      *ordenHar kk

    • Reply Carol Morais at

      Olá Danielle, aqui no Brasil ela equivale a de garrafa sim. kkkkkk rindo muito imaginando a cena na Suíça, mas é isso, eles estão um pouquinho a nossa frente no quesito alimentação. Acho lindo o caminho que está buscando junto a sua nutri e tenho certeza que vc colherá todos os frutos em saúde do seu investimento. bjinhos

      • Reply Danielle Amorim at

        Certamente estamos colhendo! Com a ajuda dela, do endocrino, e dos profissionais que colho dicas importantissimas diariamente na net (vc !) ja se foram 9kg! Com calma, p nao dar piripaque! kkk
        O mais dificil eh pq nao nunca fui de comer muito errado, ai p perder eh doooose!
        :*

  • Reply Ana Emília Andrade at

    Carol,
    estou encantada e agradecida por ter lhe encontrado.
    Sou médica sanitarista e estou preparando uma conversa com pais de alunos do ensino fudamental sobre Alimentação Saudável, aí achei você no google, mas é demais!!!!
    Obrigada por partilhar tão generosamente e deforma tão animada seus conhecimentos e as suas descobertas, sempre tão ética com a citação das fontes.
    Ganhei o dia!
    Muito obrigada.

    • Reply Carol Morais at

      Ana Emília, que mensagem linda! Fico imensamente feliz e grata em ver o seu reconhecimento. Essa é minha missão: empoderar as pessoas de conhecimentos e ferramentas para que elas possam seguir um novo estilo de vida. Obrigada. Obs: eu que ganhei o dia 😉

  • Reply evelise torreti at

    Oii Carol
    Adorei suas publicações, em especial sobre a escolha de se comer manteiga ou margarina? Mas ainda fiquei com a dúvida, e em relação as margarinas zero trans, o que vc acredita sobre estas??
    Bjinhoss

  • Reply vania guerra at

    Boa tarde
    Tenho uma filha nutricionista, e segundo ela, desde os primórdios esta polêmica existe. No meu caso, depois da menopausa ( estou com 55), meu colesterol vive “no limite”. Tenho intolerância, moderada, à lactose, faço exercícios físicos regulares,e por causa de uma colite crônica , (emocional), tenho uma alimentação saudável, não como frituras, nem carne vermelha.Ainda assim faço uso diário de medicamento para combater colesterol. Tenho 1,52 de altura e 47 quilos há anos. Ainda assim devo arriscar e comer manteiga? Será que não é perigoso generalizar.?
    Um abraço Vania

    • Reply Carol Morais at

      Vania, generalizar é sempre perigoso, eu acho mais arriscado comer margarina. bjos

  • Reply Samanta at

    Adorei: coma comida! Resume tudo.

  • Reply Graziela Ramalho at

    Carol, o que você pode esclarecer acerca de margarinas que contém na embalagem a informação “0% de gordura trans”. E sobre a Becel ? A becel não é margarina mesmo? A Becel é creme vegetal, portanto mais saudável? Uso (ainda que pouco) a manteiga ghee que eu mesma faço. Mas tenho essa curiosidade sobre a becel e margarinas “0% trans). Outra coisa, por favor, você poderia me esclarecer também se eu posso substituir a margarina pela manteiga em receitas doces (como bolos e recheios de bolo???)
    Grata.
    p.s. SOU SUA FÃ!

  • Reply patricia vafga at

    Podemos fazer a manteiga ghee atraves de uma manteiga com sal, ou tem que ser sem sal?

  • Reply Diogo at

    Bela matéria!
    Você poderia citar a fonte para fins acadêmicos, por favor?

    Atenciosamente,
    Diogo

  • Reply Antônio at

    Parabéns muita gente vai infartar por este post seu.

  • Reply Antonio at

    Foi muito bom saber que a manteiga não é tão prejudicial a saúde como se pensava. Como eu gosto muito da manteiga, fiquei muito contente.
    Saudações,
    Antônio Braga

  • Reply Larisa Cortes Gomes at

    Olá Carol, tudo bem?
    Já fui em algumas palestras sua e adorei.
    Também sou nutri mas não atendo em consultorio, trabalho na merenda escolar.
    O que você me diz sobre a gordura de porco em substituição ao óleo de soja?
    Porque onde moro tem muitaaaaaas pessoas da zona rural e usam somente a gordura de porco.

  • Reply Damiana at

    Oi, Carol! Obg por tantas dicas maravilhosas, especialmente no que diz respeito ao Azeite de Oliva. Intuitivamente sempre achei que ele não deve ser usado para fritar. Deus lhe abençoe e proteja por tanta generosidade! Isso demonstra que você também é filha dele.

  • Reply Marcos at

    alguma empresa que fornece estes laticínios te financia? dizer que gordura trans é nociva , e que margarina ou manteiga são bons é hilário ….

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